Além de reduzir a velocidade, é prudente aumentar a distância entre o veículo da frente e evitar frear em curvas
A Jurid recomenda alguns cuidados para evitar frenagens de risco em dias de chuva. O gerente geral da Jurid, Luciano Costa, orienta que o condutor reduza a velocidade, evite áreas alagadas, não ultrapasse em curvas, além de manter maior distância do veículo da frente, bem como evitar o uso de farol alto para não ofuscar a visão de quem trafega em sentido contrário. “Na chuva, é preciso frear de forma progressiva para que não ocorra o travamento das rodas em veículos sem ABS”, explica.
Outra situação que precisa ser evitada, segundo Costa, é frear em curva para não correr o risco de o veículo sair da trajetória. “Portanto, o ideal é realizar a frenagem antes da curva”, acrescenta.
“O uso do freio em áreas alagadas, espelhos d´água também é perigoso, pois dependendo da velocidade pode provocar aquaplanagem e o motorista perde o controle do veículo”, explica.
Nas situações que o veículo trafega em área alagada e tem as rodas submersas, é preciso ficar atento com as primeiras freadas, pois pode ocorrer falta de eficiência devido às lonas e às pastilhas estarem molhadas.
As condições do sistema de freio também contam muito para dirigir em segurança na chuva, assim como o estado dos pneus para garantir aderência entre o carro e o solo.