Manutenção preventiva no sistema de arrefecimento pode evitar problemas relacionados a esse item
A função principal da junta do cabeçote é realizar a vedação entre bloco do motor e o cabeçote. Se esse componente estiver danificado, podem ocorrer uma série de problemas no conjunto. Para auxiliar o mecânico na hora do diagnóstico, a Revista O Mecânico traz os principais indicativos de uma junta do cabeçote queimada.
No motor, quando esse componente apresenta problemas, pode ocorrer perda de potência, aumento do consumo, falhas na aceleração, entre outros. Um dos sinais possíveis é o líquido de arrefecimento que diminui, mas não há vazamentos visíveis, podendo indicar que ele está adentrando na câmara de combustão.
Outro sinal é a coloração do líquido de arrefecimento, que se apresentar um aspecto pastoso demonstra a possibilidade da mistura entre o líquido e o óleo, através da junta do cabeçote. Além disso, uma fumaça branca presente no escapamento pode sinalizar a queima do líquido de arrefecimento no motor.
Pressão anormal no sistema de arrefecimento, como borbulhamento no reservatório, também pode sinalizar problemas com a junta do cabeçote. Ademais, com a perda da compressão do motor proveniente da falta de vedação, pode haver diminuição da potência e falhas na aceleração.
A principal causa da queima da junta do cabeçote é o superaquecimento do motor, que gera um empenamento na peça. Além disso, usar somente água sem aditivo no sistema de arrefecimento pode ocasionar corrosão da peça, danificando-a. Por isso, é importante manter a manutenção e as trocas de fluído em dia, além de verificar componentes como bomba d’água, válvula termostática, mangueiras e todo o conjunto.