Jost divulga procedimentos de manutenção da quinta-roda

A Jost Brasil, integrante das empresas Randon, situada em Caxias do Sul/RS, desenvolveu uma série de procedimentos para garantir a segurança dos usuários e a vida útil da quinta-roda fabricada pela marca. Entre as dicas está o desengate do semi-reboque no mínimo uma vez por semana ou a cada 5 mil km para verificar as condições da quinta-roda e lubrificá-la; limpeza da mesa do pino-rei do semi-reboque e a base superior do equipamento; lubrificação da base superior, o mecanismo de travamento, a garra de travamento e o pino-rei com graxa à base de sabão de lítio com aditivo de extrema pressão.

Além disso, a empresa diz ser importante verificar a haste do manípulo e liberar a trava da mesma para movimento livre e lubrifique. Caso a aplicação do veículo ou implemento seja em estradas mistas ou off road (não pavimentadas), a limpeza e lubrificação deverão ser reduzidas para intervalos de dois dias ou 2.500 km. Para os veículos que trafegam em estradas mistas, é interessante utilizar pára-lamas para evitar que se forme elemento abrasivo (terra, areia, pedras, etc…) entre a quinta-roda e a mesa do pino-rei.

Outra dica importante é verificar o desgaste dos coxins de borracha, que deverá ser realizada com o veículo trator acoplado e o semi-reboque com carga, e se distância entre a base inferior da quinta-roda até a borda superior da logomarca Jost é de, no mínimo 5 mm (conforme marcação na sapata). Se ultrapassar esta medida, os coxins devem ser substituídos.

As graxeiras localizadas na parte externa do bloco da quinta-roda devem ser usadas somente para lubrificação entre os intervalos de manutenção (versão standard). E, a regulagem da folga do mecanismo de travamento com o pino-rei deverá ser avaliada periodicamente, conforme plano de manutenção, ou sempre que for trocado o semi-reboque. Há um parafuso na lateral da quinta-roda para fazer facilmente esta regulagem.

Há 12 anos no mercado, a Jost Brasil, disponibiliza o pino-rei, engate automático, engate de contêiner, aparelho de levantamento, rala, suspensor pneumático, hubodômetro, porta-estepe, ponteira, semi-varão de pára-lamas, kit de veículo trator e peças de reposição.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php