Considerado o modelo de “entrada” da Jeep, o SUV Compass chega às concessionárias da marca no Brasil em sua versão 2014. Produzido nos Estados Unidos, o Compass tem motor 2.0 de quatro cilindros e 16 válvulas, feito em alumínio e com duplo comando de válvulas variável, tanto na admissão quanto no escape. Os dados de fábrica apontam que o conjunto é capaz de gerar 156 cv de potência e 19,4 kgfm de torque.
A caixa de câmbio do modelo é a CVT2 da Chrysler com o recurso AutoStick, que simula seis velocidades para trocas manuais. Segundo a fabricante, em uso normal, essa caixa não requer trocas de fluido, reduzindo o custo de manutenção. Também de acordo com a Chrysler, a tecnologia CVT proporciona economia de combustível de até 8% em relação a uma caixa automática tradicional de quatro marchas, fazendo com que Jeep Compass atinja 9,8 km/l.
O Compass possui ainda suspensão independente nas quatro rodas – dianteira do tipo McPherson e traseira multilink, de braços múltiplos. Os freios são a disco nas quatro rodas com ABS. A novidade do modelo são as rodas de liga leve, que eram de 17 polegadas, passam a ser de aro 18”, pintadas de preto. Em relação à segurança, a Jeep destaca que modelo possui mais de 30 dispositivos como controle eletrônico de estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus e quatro air bags, sendo dois frontais e dois de cortina, cobrindo as duas fileiras de bancos.
Outros equipamentos de série do Compass são ar-condicionado automático, assistente de saída em subida, controle de tração, controle de velocidade de cruzeiro, correção eletrônica de rolagem da carroceria, tampa de combustível com sensor de velocidade, e volante regulável em altura. O preço sugerido do modelo é de R$ 102.100,00.