Jeep Renegade será produzido em nova fábrica da Fiat no Brasil

O SUV compacto Jeep Renegade será o primeiro automóvel a ser produzido na nova fábrica da Fiat-Chrysler em Goiana/PE, no ano de 2015. O anúncio foi feito pelo CEO mundial do Grupo, Sergio Marchionne, durante o Salão do Automóvel de Genebra, Suíça. O Renegade começa a ser fabricado ainda este ano na Itália e, em 2016, será feito também na China, e será vendido em mais de 100 países. Alguns dos conjuntos mecânicos usados globalmente serão produzidos no Brasil, na fábrica de Campo Largo/PR.

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Segundo a Fiat-Chrysler, o modelo terá ao todo 16 combinações diferentes de motores e transmissões, sendo cinco motores a gasolina, dois a diesel, e quatro transmissões, sendo uma automática, uma automatizada de duas embreagens e duas manuais:

Motores a Gasolina:
– 1.6 E.TorQ com Stop&Start e câmbio manual de cinco marchas (4×2)
– 1.4 MultiAir2 com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou DDCT (4×2)
– 1.4 MultiAir Turbo com câmbio manual de seis marchas (4×2 e 4×4)
– 1.4 MultiAir2 Turbo com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4×2 e 4×4)
– 2.4 Tigershark com câmbio automático de nove marchas (4×2 e 4×4)

Motores a Diesel:
– 1.6 MultiJet II com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas (4×2)
– 2.0 MultiJet II com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4×4)

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A transmissão automática de nove marchas é um dos principais destaques do modelo. De acordo com a fabricante, com o motor a diesel MultiJet de 2 litros ou com o MultiAir2 2.4 a gasolina, o câmbio de nove velocidades vai proporcionar arrancadas fortes, entrega suave de potência em altas velocidades e consumo mais eficiente em comparação com uma caixa de seis marchas.

O sistema de tração 4×4 do Renegade terá a mesma tecnologia do novo Jeep Cherokee. Serão dois sistemas, ambos podendo transmitir 100% do torque disponível ao solo em apenas uma das rodas: o Jeep Active Drive (sistema 4×4 permanentemente ativo) e o Jeep Active Drive Low (sistema permanentemente ativo com a função de multiplicar o torque, como uma tração reduzida).

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Esses sistemas 4×4 incluem o recurso Jeep Selec-Terrain, com até cinco modos: Auto (automático), Snow (neve), Sand (areia) e Mud (lama), mais o Rock (Pedra) exclusivo da versão Trailhawk. Ainda de acordo com a Fiat-Chrysler, o Renegade é o primeiro off-road pequeno com desconexão do eixo traseiro e caixa de transferência: o sistema é ativado automaticamente quando a tração nas quatro rodas se torna necessária.

A suspensão é totalmente independente nas quatro rodas, capaz de até 20,5 cm de articulação das rodas e 22 cm de altura livre do solo. O Renegade ainda conta com amortecedores de frequência seletiva (FSD) da Koni, sistema que otimiza as características de aderência no asfalto e de dirigibilidade.

Anúncio foi feito no Salão de Genebra
Anúncio foi feito no Salão de Genebra

O SUV compacto ainda traz diversos sistemas de auxílio à segurança, como Aviso de Colisão Dianteira Plus e Aviso de Saída de Faixa (LaneSense) Plus (ambos inéditos no segmento), Monitoramento de Pontos Cegos, a câmera traseira ParkView, sensores de estacionamento traseiro ParkSense, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) com mitigação de rolagem da carroceria e sete air bags de série.

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