Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Jaguar leva superesportivo conceito C-X16 para o Salão de Frankfurt

Na edição de 2011 do Salão de Frankfurt, Alemanha, que será aberto ao público nesta quinta-feira, a Jaguar vai apresentar o superesportivo C-X16, carro-conceito que, de acordo com a montadora inglesa, define as tendências futuras dos modelos da marca. Apesar de ser um protótipo, o design o C-X16 é atual, forte e elegante, cumprindo o propósito da Jaguar de buscar um ajuste muito próximo entre forma e função, evitando elementos desnecessários, como aerofólios e spoilers, e extraindo de suas linhas toda a aerodinâmica e estabilidade possível.

8372

Por dentro, há espaço para dois passageiros, com ergonomia inspirada na aeronáutica, e alta tecnologia embarcarda, como a integração com smartphones por meio do sistema Connect and View, aravés do qual a tela central touchscreen se reconfigura de modo a simular a tela do aparelho conectado. Os bancos possuem apoio central de coluna em fibra de carbono, material que também está presente na barra de segurança que sai da console central e separa os assentos, para depois se dividir em duas e ficar presa às torres da suspensão traseira, aumentando a rigidez.

8373

Na parte mecânica, o superesportivo é equipado com motor V6 Turbo de 3.0 litros, que desenvolve 380 cv de potência e 45 Kgfm de torque. Apesar da alta potência, o motor foi trabalhado para ter seu peso reduzido e obter melhores índices de consumo e emissões. Ainda, há o auxílio de outras tecnologias, como o sistema híbrido que permite ao carro trafegar apenas por meio de baterias elétricas até cerca de 80 km/h, e o sistema Intelligent Start/Stop, que é capaz de desligar o motor apenas 300 milissegundos após o carro parar por completo e utiliza um motor de arranque capaz de reiniciá-lo ao mais leve toque do motorista no acelerador.

8374

O C-X16 é o primeiro Jaguar a adotar o sistema Kers de recuperação de energia, baseado na tecnologia utilizada pelos veículos de Fórmula 1. O dispositivo armazena a energia cinética que seria desperdiçada na frenagem do veículo para, depois, reutilizá-la em forma de potência. Ao toque de um botão, o Kers fornece até 95 cv a mais para o motor. E graças ao seu câmbio de oito velocidades e um leve chassi de alumínio, o C-X16 acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e tem velocidade máxima de 297 km/h.

8375

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php