Acompanhando a reestilização da linha J3, a JAC Motors renova as versões esportivas do compacto. O JAC J3 S 1.5 Flex, assim como a versão Turin, traz o mesmo motor 1.5 utilizado no sedã J5, mas com calibração para um comportamento mais esportivo. O motor de 1.499 cm³, quatro cilindros e 16 válvulas com duplo comando (DOHC) tem potência máxima declarada de 125 cv com gasolina e 127 cv com etanol, ambas a 6000 rpm; enquanto o torque é de 152 Nm na gasolina e 154 Nm no etanol a 4.000 rpm nos dois combustíveis. A taxa de compressão do conjunto é de 10.5:1.
A fabricante garante que o acerto mais agressivo do motor não deixou de lado a preocupação com o consumo, e aponta como trunfo o sistema VVT (Variable Valve Timing, ou Comando Variável de Válvulas) na admissão, que permite a variação no tempo de abertura das válvulas, fazendo com que o motor ofereça torque em baixas e médias rotações, bem como apresente potência nos altos regimes.
A tecnologia Jet Flex da JAC foi desenvolvida pela Delphi. Segundo a fabricante, os engenheiros da matriz chinesa promoveram algumas modificações ao motor 1.5 a gasolina com apoio das equipes brasileiras, que realizaram os testes de rodagem nas etapas de desenvolvimento. Entre as alterações, a flauta de alimentação do sistema de injeção de combustível é maior e mais alta, para acomodar os novos bicos injetores que possuem um sistema de pré-aquecimento do etanol que, em conjunto com uma nova central eletrônica, dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio. A JAC Motors aproveitou o lançamento para anunciar que a tecnologia Jet Flex passará a equipar toda a família de veículos da marca paulatinamente, a partir deste ano.
“Nossas pesquisas apontam que esse consumidor já não vê com bons olhos ‘esportivos de enfeite’. Um carro de aparência esportiva precisa, necessariamente, ter um desempenho compatível com sua proposta e uma tecnologia que sustente a essa imagem. Daí o lançamento dos modelos Jet Flex”, explica o presidente da JAC Motors no Brasil, Sergio Habib.
Completa o powertrain o câmbio manual de 5 marchas. Já a suspensão tem sistema independente na dianteira e traseira, tanto da versão sedã quando da hatch. Na frente, o sistema é McPherson com molas helicoidais, enquanto na traseira é Dual Link também com molas helicoidais. Os modelos ainda são equipados de série com freios ABS com EBD, airbag frontal duplo, direção hidráulica , ar-condicionado, sensor de estacionamento, volante revestido em couro com comandos multi-função e regulagem de altura.
Quanto aos preços, o JAC J3 S 1.5 JetFlex vai custar R$ 39.990,00 e o J3 Turin S 1.5 Jet Flex, R$ 41.690, 00. A fabricante ainda informa que os modelos J3 e J3 Turin, com motor 1.4 gasolina, continuam sendo vendidos.
Tenho um j3s 1.5 jetflex, até agora se mostrou um bom carro, não tive problemas, pena que a jac abandonou o projeto de continuidade do modelo, e tbm da fábrica no Brasil.