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JAC lança caminhão elétrico no Brasil com PBT de 12,5 t

JAC E-JT 12,5 possui tem propulsão 100% elétrica e oferece carga útil de 8,6 toneladas e peso bruto total de 12,5 toneladas 

 

A JAC Motors lança no Brasil o caminhão E-JT 12,5. Desenvolvido para serviços de distribuição de cargas médias em curtas distâncias urbanas, como bebidas (o implemento acomoda 6 paletes), combustíveis ou baú para carga seca, o utilitário tem PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 t.

A bateria tem capacidade máxima de 107 kWh de fosfato de ferro-lítio, da CATL, o motor elétrico desenvolve 235 cv de potência, com 1.050 Nm de torque máximo.

Acoplado ao motor elétrico, o modelo possui um câmbio de duas marchas com acionamento automático. A primeira marcha auxilia para tirá-lo da imobilidade, com redução de 2,77:1. É uma forma de garantir arrancadas sem consumir tanta energia elétrica, pois o motor teria torque para impulsioná-lo. Próximo ao 30 km/h, a segunda marcha, que é engrenada automaticamente e oferece relação de 1:1, entra em ação. 

Segundo a empresa, se estiver em condições de peso bruto total, isto é, com 8,6 toneladas de carga, o E-JT 1,25 percorre 150 km – a autonomia aumenta para 180 km com 70% de carga útil ou ainda se estende a 250 km, caso o veículo esteja vazio. Mas considerando a carga total, a JAC garante que cada abastecimento, que totaliza 107 kWh, vai dispender um total de R$ 69,55, considerando o custo médio de R$ 0,65 por kWh no estado de São Paulo. Isso daria R$ 0,46 por km rodado. 

A chegada do JAC E-JT 12,5 surgiu por intermédio de um pedido direto dos clientes. De acordo com a JAC, frotistas que haviam adquirido o iEV1200T solicitaram à JAC uma opção de caminhão 100% elétrico com PBT maior – o iEV1200T possui 8,5 ton –, a fim de cumprir alguns roteiros logísticos que exigiam maior capacidade de carga. 

Presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, Sergio Habib explica o que a marca fez. “Fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com o terceiro eixo, criando o E-JT 12,5. Trucado, compacto, o que é uma enormidade. E melhor do que tudo isso: ele traz uma economia espantosa de R$ 1,32 no custo por km rodado e também atende aos princípios de ESG dessas companhias”, conta. 

Um caminhão médio a diesel no mercado brasileiro para rodar os mesmos 150 km, precisará, no mínimo, de 37,5 litros de combustível. Ao preço médio de R$ 7,13 (valor médio do óleo diesel tipo S10 no país, atualizado até 20 de agosto), essa conta saltará para R$ 267,38, ou R$ 1,78 por km rodado – sem contar a adição de Arla 32. Na prática, observa-se que o modelo da JAC economiza R$ 1,32 por km rodado somente no custo de combustível na comparação com os concorrentes movidos a diesel.

Se estiver com somente 20% de carga e for ligado a um carregador tipo wallbox (corrente AC), que libera 7 kWh, o E-JT 12,5 precisará de 13 horas para reaver os 100% de carga. Equipado com interface CCS2, ele pode receber carga rápida (corrente DC), de até 100 kWh. Nesse caso, a mesma situação de 20-100% será realizada em 55 minutos, durante, por exemplo, a hora do almoço do motorista.

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