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J5: o chinês ainda luta pelo respeito do brasileiro

A ampla oferta de equipamentos, aliado ao desenho moderno, além do preço abaixo dos concorrentes, fez com o que a JAC Motors ganhasse território com o lançamento do sedã que tem qualidades interessantes, mas ainda não muito convincentes.

Victor Marcondes

Inicialmente vista com desconfiança no mercado brasileiro, a marca chinesa de automóveis JAC Motors está pouco a pouco caindo no gosto popular, mesmo com as controversas. Prova disso é a fábrica que está sendo construída em Camaçari, Bahia, com o intuito de atender a demanda nacional. Nesta história, um dos protagonistas e responsáveis pelo sucesso da empresa no país foi o lançamento do sedã J5, que aguçou a curiosidade dos fãs da categoria.

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Ao todo, o veículo recebeu mais de 160 modificações, feitas após 1 milhão de quilômetros de testes por ruas e rodovias brasileiras. Equipado com o motor 1.5 16V VVT,  que tem a mesma arquitetura do 1.4 que equipa o J3, o modelo tem comando de válvula variável e atinge potência máxima de 125 cv a 6.000 giros e o torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm.

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O bloco é de alumínio e utiliza corrente. Tudo isso é aliado a um moderno câmbio manual de cinco marchas. De acordo com a montadora, tudo foi projetado para ter uma baixa manutenção, visando alta durabilidade. A suspensão do J5 é independente com o tradicional sistema McPherson na frente e Dual Link na traseira. Esse recurso aumenta a neutralidade direcional em condições extremas, uma vez que absorve melhor as irregularidades do piso quando atua em esforço. Os amortecedores são da japonesa Tokiko.

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O design ganha força por receber a assinatura do Centro de Design da JAC Motors em Turim, na Itália, em conjunto com o Estúdio Pininfarina, responsável por muitos desenhos da Ferrari. Os faróis, assim como J3 e J6, seguem os padrões da marca e foram inspirados nas históricas máscaras chinesas, dando ao modelo uma forte personalidade estética. O sedã se destaca também pela ampla visibilidade interna.

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Na parte de segurança, o veículo conta com freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira. O sistema ainda tem tecnologia ABS 8.2 da Bosch com EBD. Uma das vantagens desse sistema é que o motorista não sente as pequenas pancadas no pedal quando o ABS entra em ação. O carro será vendido com rodas aro 16” e pneus 205/55. Ainda há como opcional a roda aro 17”, com a medida é 215/45. O airbag é duplo e também produzido pela Bosch.

Classificado como sedã médio, o veículo possui 4,59 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 2,71 de entre-eixos, números que destacam o modelo como o mais espaçoso do segmento. No quesito equipamentos, o modelo vem de série completo com freios ABS, airbag duplo, ar condicionado digital e sensor de estacionamento.

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Outro item trabalhado foi o índice de NVH (noise, vibration e harshness, ou ruído, vibração e aspereza). O J5 recebeu materiais “fonoabsorventes” nas colunas A, B e C, reduzindo o ruído de motor, de rodagem e de fatores externos. O cluster foi calçado com borracha e a vedação dos vidros foi melhorada. O sistema de escapamento também foi retrabalhado, diminuindo o ruído. O J5 está sendo comercializado por R$ 46.990.

Ficha técnica
Motor: 1.5 VVT 16V

Dimensões totais
Comp. x Larg. x Alt. (mm) 4590×1765×1465
Entre eixos (mm) 2710
Peso em ordem de marcha (kg): 1315
Capacidade do porta-malas (l): 460
Capacidade do tanque de combustível (l): 57
Tipo de motor: 4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm3): 1499
Diâmetro (mm): 75
Curso (mm): 84,8
Comando de válvulas: DOHC 16V VVT
Relação de compressão: 10,5:1
Potência Máxima (cv/rpm): 125/5500
Torque Máximo (kgfm/rpm): 15,5/4000
Transmissão Manual de 5 Velocidades

Relação de marchas
1ª.: 3.615
2ª.: 2053
3ª.:1393
4ª.: 1.031
5ª.:0.837
R: 3.25
Relação final de transmissão: 4.294

Suspensão dianteira
Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão traseira
Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais

Freios
Dianteiro a disco ventilado
Traseiro a disco sólido com ABS e EBD

Pneus: 205/55 R16 (opc. 215/45 R17)

Rodas: Em liga de alumínio 16″ (opc 17”)

Velocidade máxima: 188 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,8 segundos

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