Iveco lança versão Ecoline do caminhão Trakker

A Iveco está aumentando sua linha de caminhões Ecoline (adequados às normas do Proconve P7) com a gama renovada do caminhão pesado fora-de-estrada Trakker. Além das motorizações modificadas, o novo modelo chega mais confortável para o motorista, com novo interior, painel mais moderno e ergonômico. Há uma nova versão cabine leito opcional¸ novas opções de entre-eixos e uma ampla lista de opcionais (como ar condicionado) que aumentam a qualidade de vida a bordo e a facilidade de condução, que é indicado para operações na indústria da cana, madeira e construção.

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De acordo com a montadora, a primeira versão a chegar ao mercado é Iveco Trakker 6×4, equipado com motor Iveco-FPT Cursor 13 com tecnologia SCR. Conforme os dados divulgados, as duas opções de potência passaram de 380cv e 420cv para 440cv e 480cv, e no processo de adaptação ao P7 tiveram aumento considerável de torque, respectivamente, 2.100 Nm (16% a mais que a versão anterior) e 2.250 Nm (18%), ambos disponíveis entre 1.000 e 1.450 rpm. Já o freio motor agora atinge 415cv a 2.400 rpm, podendo chegar a 975cv com “intarder”, que é opcional.

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Para operação em mineração e construções pesadas, o caminhão está equipado com filtro de ar “heavy duty” com filtro secundário para maior segurança durante a manutenção do sistema de admissão de ar. O cano de escape vertical é opcional.

A transmissão disponível é a caixa ZF de 16 marchas, manual ou automatizada (na versão Eurotronic), com acionamento por teclas no painel. Segundo a Iveco, o software de gerenciamento do câmbio garante que o motor funcione sempre na faixa econômica, reduz o desgaste da embreagem e melhora o nível de ruído. Há três opções de redução do eixo traseiro para que o cliente possa adequar o caminhão à sua necessidade de aplicação. O sistema de engate da transmissão manual foi revisado e agora é do tipo “single H”, o que facilita o manuseio pelo motorista.

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Entre as novas opções de entre-eixos, há uma nova versão de entre-eixos de 3.200mm para o modelo cavalo mecânico, que também pode ser encomendado com entre-eixos de 3.500mm. Já a versão plataforma tem entre-eixos de 3.500 e 4.500mm, com uma opção de 4.800mm prevista para o final de 2012.

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Ainda segundo a Iveco, o chassi do Trakker é feito em aço especial, com longarinas de perfil mais alto e 10 mm de espessura. Isso permite que o caminhão atinja carga útil de 35.500 kg e PBT técnico de 41 mil kg. Sua capacidade máxima de tração (CMT) é de 132 toneladas, podendo chegar em condições excepcionais de operação a 176 toneladas. A capacidade de carga na suspensão traseira (tipo “cantilever”, com molas semi-elípticas de simples estágio e barra estabilizadora) é de 32 toneladas, sendo que o eixo traseiro tem bloqueio longitudinal e transversal e redução nos cubos. Já o eixo dianteiro tem capacidade de 9 toneladas. Os pneus de série são 11R22, mas, no caso de ser destinado à mineração, o modelo deve ser equipado com pneus opcionais 325/95 R24.

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