A Iveco inaugurou no último dia 17 de setembro a unidade de caminhões semipesados e pesados em Sete Lagoas/MG, com investimentos que somaram R$ 80 milhões. De acordo com a montadora, a nova unidade aumentará a capacidade produtiva de seis para 20 mil unidades por ano. O grande diferencial do novo galpão – que possui 12 mil metros – é a logística de fornecimento de peças ao longo das linhas de montagem.
As peças – através de sistemas computadorizados – são organizadas de acordo com a característica individual de cada veículo a ser produzido no dia e na ordem em que o lote será fabricado. Para a separação e o sequenciamento dos componentes foi criada uma área específica fora da linha de montagem, e o despacho das peças para as linhas de montagem acontece apenas quando forem realmente solicitadas para o caminhão.
O modelo produtivo é baseado no WCM – Produção de Classe Mundial -, que tem como meta principal a eliminação de desperdício de qualquer espécie, seja de energia, de materiais e de esforço humano envolvido. Serão produzidos na unidade os modelos pesados Iveco Stralis, Iveco Trakker e o novo Iveco Cursor, e os semipesados Iveco Tector e Iveco EuroCargo.
A capacidade total da fábrica em Sete Lagoas será de 70 mil unidades incluindo os leves Iveco Daily e o comercial leve Fiat Ducato. Isso é mais que o dobro da capacidade original, que era de 27 mil unidades por ano quando foi inaugurada em 2000. Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America, explica que este investimento reforça a intenção de colocar a Iveco entre as empresas líderes do mercado de caminhões no Brasil.