Dentro da feira Eurosatory, a maior feira de equipamentos de defesa da Europa, a Iveco entregou ao Exército Brasileiro as chaves da primeira unidade da pré-série do veículo blindado anfíbio Guarani. De acordo com a Iveco, o modelo Guarani exposto no evento é uma versão base de uma família de veículos de transporte de 18 toneladas, equipada com motor diesel FPT Industrial de 383 cv, transmissão automatizada, tração 6×6 e capacidade anfíbia, capaz de transportar 11 militares.
As especificações básicas do veículo indicam 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura. O modelo poderá ser equipado com uma torre armada com operação por controle remoto para diversas aplicações diferentes e ainda pode ser transportado por avião. Ainda segundo a Iveco, o Guarani tem produção prevista de 2.044 unidades dentro dos próximos 20 anos, que será feita em fábrica dedicada, atualmente em construção, dentro do complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas/MG, prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2012 e que recebeu investimentos de R$ 55 milhões.
No evento, o Exército Brasileiro também confirmou o pedido de desenvolvimento de uma nova versão derivada do modelo básico do Guarani, também conhecido como VBTP, para aplicações na arma da Infantaria. O pedido prevê a produção de 38 unidades, incluídas no lote de 2.044 previstas no contrato original, segundo a fabricante. “O Guarani faz parte do projeto de relançamento da indústria brasileira de defesa e sua produção no país é fundamental”, declara o General de Exército Sinclair James Mayer, que durante a feira recebeu as chaves da unidade do Guarani das mãos do CEO da Iveco, Alfredo Altavilla.