Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Itaipu testa tratores movidos a biometano

Os testes com o trator a biometano realizados no mês de janeiro em uma propriedade rural de 40 hectares no município de Santa Helena, a 100 quilômetros de Foz do Iguaçu, demonstraram que a nova tecnologia é viável e pode ajudar o agronegócio brasileiro a se tornar mais competitivo e autossuficiente na geração de combustível e energia.

 

A avaliação foi feita no estande da Itaipu Binacional no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), pelo novo vice-presidente da New Holland para a América Latina, Rafael Miotto, e pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.

 

O protótipo, apresentado pela Itaipu no Show Rural, foi desenvolvido na Europa pela New Holland a partir do modelo T6.140. Antes de vir ao Brasil, o veículo foi testado em uma fazenda no norte da Itália.Para Rafael Miotto, o trator a biometano traz respostas a duas grandes preocupações do campo, que são reduzir os custos e poluir menos. De acordo com dados da empresa, a economia de combustível em relação a um modelo convencional é de 40%, com 80% menos emissões de poluentes. A autonomia, dependendo das condições de uso, pode chegar a cinco horas de trabalho ou mais.

A vinda do trator à região Oeste do Paraná é resultado de um acordo de cooperação assinado por Itaipu e New Holland, em agosto do ano passado, durante a Expointer 2016 – a Exposição Internacional de Animais de Esteio (RS), para aprimorar e difundir as tecnologias relacionadas ao uso do biometano como combustível veicular.

 

O gerente de Marketing de Produto da New Holland, Nilson Righi, explicou que o objetivo dos testes no Brasil é avaliar o comportamento do veículo considerando o clima e as características das propriedades rurais do País. As observações poderão servir de referência para o desenvolvimento de novas gerações de tratores a biometano, até que o produto esteja pronto para ser lançado comercialmente no mercado mundial.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php