IQA une certificação com CESVI BRASIL

A partir de agora as oficinas de funilaria e pintura passam a contar com a Certificação IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) em conjunto com a CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), instrumento criado a partir da integração da Classificação CESVI com a Certificação IQA e representa uma avaliação única para o reparador. Segundo os institutos, a unificação do certificado IQA com a classificação CESVI proporciona mais economia para a oficina na obtenção do documento de comprovação de qualidade.

Além desse fato, de acordo com as entidades, outra vantagem é que o consumidor ganha mais qualidade em serviços de funilaria e pintura, uma vez que a certificação IQA e a classificação CESVI se completam na parceria gestão/técnica. “A união dos dois processos viabilizará a verificação com grande intensidade das técnicas empregadas na funilaria e pintura”, conta Mario Guitti, superintendente do IQA. “Por outro lado, os novos requisitos irão também a fundo nas questões de gerenciamento e gestão do negócio”, complementa.

A união da certificação IQA com a classificação CESVI tem como um de seus principais objetivos o aperfeiçoamento técnico da mão-de-obra dos centros reparadores na modalidade funilaria e pintura, além de viabilizar a busca da excelência na gestão do negócio como um todo, abrangendo desde o uso correto das ferramentas necessárias para a realização do trabalho, até o organograma da empresa. Para Guitti, o objetivo é fazer com que o sistema de gestão da Qualidade torne-se parte integrante da administração do próprio negócio, possibilitando a identificação de oportunidades de melhoria contínua, que sempre foi a base da certificação.

Para os empresários do setor, a nova Certificação IQA-CESVI BRASIL representa também economia, pois ao invés de contratarem os serviços de duas organizações, realizam apenas um contrato, que viabiliza todas as avaliações e auditorias necessárias para obtenção do documento de comprovação de qualidade, o qual passa a ser único também. Na avaliação, as oficinas são classificadas com estrelas, numa escala de zero a cinco, sendo que o mínimo necessário para a obtenção da Certificação IQA e da Classificação CESVI nível ABBC são três estrelas. “É a fusão de duas entidades de reconhecimento no mercado, que se unem para oferecer auxílio às oficinas, na busca constante da qualidade”, afirma José Ramalho, diretor do CESVI BRASIL.

Nomenclaturas –
O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) foi criado pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, é parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO. O IQA é atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos.

O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e à segurança viária, e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repair), conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php