Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

IQA recebe acreditação do Inmetro para certificar eixo veicular de pesados

626-IQA-LOGO

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, realiza certificação compulsória de eixos veiculares auxiliares para caminhão, caminhão-trator e ônibus e eixos veiculares para reboques e semirreboques. Fabricantes e importadores têm até janeiro de 2016 para zerar os estoques dos produtos sem certificação. Já o comércio varejista tem prazo até janeiro de 2017, quando só poderá comercializar produtos certificados.

A certificação ocorre conforme a Portaria Inmetro nº 13, publicada em 10 de janeiro de 2014. Desde junho de 2015, todos os produtos fabricados ou importados precisam apresentar o selo de qualidade. Segundo o Inmetro, quem descumprir as regras da portaria estará sujeito a penas previstas na lei, que são apreensão dos produtos e multa.

Com foco na segurança, a medida visa prevenção de acidentes. “A certificação compulsória é uma forma de assegurar ao consumidor a aquisição de produtos de qualidade porque inibe a venda de componentes de procedência duvidosa, que podem por em risco a saúde e a vida da população. Como organismo de certificação acreditado pela CGCRE do Inmetro, o IQA oferece todo o suporte no processo de certificação”, afirma Joe Tolezano, coordenador técnico do IQA.

Segundo Tolezano, há dois modelos de certificação nesta portaria. “Um deles, destinado a quem tem produções ou importações contínuas, envolve ensaio de tipo, avaliação e aprovação do sistema de gestão da qualidade, acompanhamento por meio de auditorias e ensaio em amostras retiradas no comércio. O outro modelo, voltado a quem faz importações esporádicas, requer somente ensaio de lote”, explica o coordenador técnico do IQA.

Os requisitos da portaria não se aplicam aos eixos veiculares de caminhão, caminhão-trator e ônibus e aos eixos autodirecionais e direcionais. Interessados em obter mais informações podem contatar o IQA por meio do telefone (11) 5091-4545.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php