O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, amplia a sua atuação no Laboratório Químico, localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba/SP. Agora, além de realizar ensaios com Arla 32 e fluidos para freios, o Instituto passa a oferecer análises em aditivos para radiador. Segundo Sergio Kina, gerente técnico do IQA, nessa primeira etapa serão disponibilizadas as análises de água e ponto de ebulição em aditivos para radiador, conforme a norma NBR 13705. “Trata-se de mais um suporte que oferecemos à sociedade e à indústria”, afirma Kina.
Com a perspectiva de atingir indústrias de diferentes ramos, o IQA também oferece novas análises para diversos tipos de amostras. Segundo o instituto, entre esses serviços estão análises de água (Karl Fischer), cinzas (Mufla), pH (pHmetro), condutividade (condutivímetro), titulação ácido-base, teor de voláteis (estufa), sólidos totais (estufa) e densidade (calibração RBC).
Todos os ensaios oferecidos são feitos com equipamentos calibrados pela RBC (Rede Brasileira de Calibração), afirma a entidade. “O IQA realiza ensaios conforme os requisitos das normas e os procedimentos aplicáveis. Utilizamos instrumentos e critérios cientificamente adequados aos componentes e materiais do setor e demais indústrias”, afirma Sergio Kina.