Em cerimônia que ocorreu nesta segunda feira, 8/09, o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organização de certificação acreditada pelo Inmetro, inaugurou seu primeiro laboratório químico para ensaios de produtos automotivos. O laboratório está localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba/SP, localizado a 100 km da capital. A solenidade teve a presença do prefeito da cidade, Antônio Carlos Pannuzzio e representantes da indústria automotiva.
Ainda em fase de testes, o laboratório químico estará plenamente operante a partir do final deste ano, com foco inicial no trabalho com fluido de freio e ARLA 32, que possuem certificação compulsória do Inmetro. “Esses produtos só podem ser comercializados após passarem pelo processo de certificação de conformidade e, a partir de agora, iremos oferecer mais este serviço aos nossos clientes”, comenta o presidente do IQA, Ingo Pelikan. Em 2015, começam os ensaios com aditivos de radiador, que estão no escopo da certificação obrigatória para o futuro. “São testes complexos e poucos laboratórios no Brasil fazem esse trabalho”, observa.
O laboratório tem equipamentos de precisão como o ICP-OES (sigla em inglês para “Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente”), que realiza a análise de elementos em diferentes matizes sólidas, líquidas, orgânica e inorgânica. Ainda estão inclusos um espectrômetro em infravermelho (que determina a composição química da amostra); um espectrofotômetro UV (que determina a quantidade da concentração de substâncias em solução que absorvem radiação); o titulador Karl Fischer (usado para determinar traços de água em uma amostra); e refratômetro digital de alta precisão com precisão de cinco casas decimais (para medir a concentração de misturas em fluidos, como açúcar em bebidas, impurezas em óleos ou combustíveis etc).
A inauguração do laboratório químico é o primeiro passo de um grande projeto do IQA: o instituto pretende instalar no mesmo Parque Tecnológico um laboratório metalográfico e um de ensaios mecânicos. Para o futuro, o sonho do IQA é construir uma pista de ensaios para veículos. “É um plano ousado e essencial para o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva”, afirma o presidente da organização.
Antes, o instituto fazia uso de laboratórios terceirizados para fazer as análises químicas necessárias para as certificações de seus clientes. Agora, o trabalho ficará mais ágil. “É difícil precisar, mas o ganho de tempo com certeza é grande. Eu sinto que teremos um ganho de 50%”, estima Ingo. Ingo sublinha que o Brasil ainda é carente de laboratórios de ensaio independentes. Além disso, a preocupação do IQA em construir o laboratório não é só vender seus serviços, mas também fomentar a tecnologia e a inovação, por isso a escolha do local pelo Parque Tecnológico de Sorocaba, que também abriga instalações de seis universidades. “Como quinto maior mercado mundial, e com representantes de todas as grandes montadoras instaladas, o País precisa deste tipo de estrutura para evoluir e passar a ser, também, um desenvolvedor de tecnologia”, declara o presidente do instituto.