IQA habilita oficinas em SP para realizar inspeção veicular

Mais de 100 oficinas de São Paulo/SP, integrantes do Programa de Seleção de Oficinas para Atendimento Pré e Pós-Inspeção Veicular Ambiental do Sindirepa-SP, vão passar por uma auditoria realizada pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). O objetivo da ação é verificar se os estabelecimentos estão aptos a fazer o diagnóstico e reparo dos veículos conforme as exigências do projeto.

Na primeira fase do programa, o Sindirepa-SP selecionou as oficinas da cidade que tinham o equipamento analisador de gases em condições atestadas pela Resolução CONAMA nº7 de 31 de Agosto de 1993. Além disso, as entidades orientaram e capacitaram os profissionais dos centros automotivos cadastrados, que agora vão passar por uma auditoria.

O auditor do IQA, José Palacio, alerta que a partir do ano que vem, a obrigatoriedade da Inspeção Veicular Ambiental para toda a frota do município de São Paulo terá um aumento significativo e as oficinas devem estar preparadas para atender toda a demanda.

As entidades também contam com um programa que visa orientar o proprietário do veículo sobre os estabelecimentos autorizados a realizar a pré ou pós-inspeção.  Através do site do Sindirepa (www.sindirepa-sp.org.br), o motorista pode acessar uma lista com as oficinas habilitadas até o momento. A expectativa é que 400 oficinas só no município de São Paulo recebam o atestado de qualidade do IQA.

A frota Diesel também conta com uma tabela de centros automotivos dentro do Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD). O projeto, fruto de uma parceria entre CETESB, IQA e Sindirepa-SP, sistematiza e padroniza os serviços de regulagem de motores pela rede de reparação no Estado.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php