Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

IQA faz certificação obrigatória em rodas automotivas

A certificação de rodas automotivas passa a ser obrigatória de acordo com a portaria publicada em 19 de novembro pelo Inmetro. O produto já faz parte da lista de componentes que recebem a chancela de qualidade do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Os fabricantes têm até 12 meses, a partir da publicação, para realizarem as adaptações necessárias.

A avaliação consiste na execução de testes em laboratório, em conformidade aos requisitos previstos nas normas ABNT NBR ISO 9001 e ISO/TS 16949. Entre os processos estão preservação do produto, controle de equipamentos de monitoramento e medição, medição e monitoramento de produto, e ações corretivas e preventivas, entre outros.

Os testes de certificação devem ser feitos em laboratório independente, acreditado pelo Inmetro e com escopo específico, nacional ou internacional. Exceções à regra são admitidas em caso de laboratórios independentes, acreditados para outros escopos e não acreditados, e laboratórios do próprio fabricante da peça. O passo a passo do exame deve avaliado e acompanhado por entidades de certificação, como o IQA.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php