IQA faz alerta sobre manutenção preventiva

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) alerta os reparadores e motoristas sobre a necessidade de se realizar a manutenção correta dos automóveis, com a intenção de se prevenir acidentes, principalmente em dias de chuva.

A entidade explica que a chuva prejudica a aderência dos pneus no asfalto, além da visibilidade do motorista, por isso o automóvel deve sempre contar com a manutenção preventiva, que inclui o balanceamento e a devida calibração dos pneus, lanternas reguladas, amortecedores dentro do prazo de validade e sem danos e suspensão regulada e alinhada.

De acordo com José Palacio, auditor do IQA, também é importante manter uma distância segura, de até 50 metros, dos veículos que conduzem à frente. O auditor ainda ressalta que o motorista se expõe a muitos riscos ao dirigir com pneus carecas sobre pistas molhadas. “Nunca se deve trafegar com pneus carecas, pois reduzem a capacidade de frenagem e de deslocamento em curvas, além de aumentar o risco de aquaplanagem, que é a falta de contato dos pneus com a pista”, alerta.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php