O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) irá destacar a importância da homologação de produtos para as empresas do setor automotivo interessadas em exportação durante o16º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, entre 28 a 30 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Mário Guitti, superintendente do IQA, explica que os requisitos e sistemática de homologação de produtos variam entre os países devido especificidades em relação à segurança, saúde, meio ambiente e conservação de energia. “Na Argentina, por exemplo, a partir de março de 2008 a importação de peças de reposição e itens de segurança fabricados no Brasil exigirá obrigatoriamente a homologação”.
O superintendente orienta que ao ser contratado, o IQA se encarrega de organizar toda a documentação técnica para submeter o produto brasileiro à análise dos Organismos Notificados (Notified Bodies), incluindo testes, de acordo com a legislação de cada país, para facilitar e viabilizar o trabalho das empresas, que podem se concentrar apenas no seu negócio principal.
O IQA possui parceiras com os organismos notificados TÜV SÜD (Alemanha) e UTAC (França), que facilitam as tramitações para a homologação na Europa. Desta maneira, o IQA utiliza esses parceiros desde a identificação dos laboratórios acreditados, até a análise de amostras dos produtos e entrega do certificado de homologação do produto para o fabricante.
Entre os tópicos analisados está a verificação da constituição legal da empresa, a confirmação dos requisitos regulamentares e técnicos junto às autoridades competentes, a análise das especificações técnicas e requisitos de desempenho do produto, do sistema de gestão da qualidade da empresa (documentação, certificados de conformidade), a identificação e definição do laboratório de ensaios (interno ou externo), assim como a análise de seu sistema de gestão da qualidade (documentação/acreditação) e também a visita inicial nas instalações da empresa, se necessário.
Durante o congresso, o IQA também irá divulgar calendário de cursos para 2008, que contará com mais de 40 treinamentos, todos na área da Qualidade Automotiva. Outro tópico que será apresentado é o aumento do número de certificações voluntárias de produtos e serviços.