IQA certifica processos de gestão de desmontadoras de veículos

626-IQA-LOGO

Dentro de suas atividades, o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) certifica os processos de gestão das empresas de desmontagem de veículos, os antigos desmanches. Esta certificação, desenvolvida para o segmento no Brasil, é baseada na lei federal 12.977/ 2014, que normatiza a desmontagem de veículos no País.

Com a adoção da certificação, que verifica exclusivamente o processo de gestão do negócio, o empresário passa a ter mais controles, o que garante um acompanhamento mais criterioso de todo o serviço, que vai do recebimento dos veículos até o descarte dos resíduos. Importante destacar que neste processo as peças usadas não são certificadas pelo Instituto.

Durante o processo de certificação, são checados procedimentos, ferramentais e estruturas para as diversas atividades da desmontadora, a começar pelo recebimento dos veículos, etapa em que se verificam os registros e controles de entrada junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

São checadas também atividades de descontaminação, desmontagem de veículos, sistema de registro de estoque e processo de venda das peças, conforme a legislação vigente.

Outro requisito para a certificação é o atendimento a todas as exigências no âmbito da preservação ambiental com descarte de resíduos sólidos e líquidos, realizado por meio de empresas credenciadas pelos órgãos ambientais, e uso de equipamentos necessários na área de lavagem para evitar a contaminação do esgoto com resíduos de óleo.

Além de atender as demandas do mercado, a certificação acompanha a tendência de qualidade total em todas as áreas do serviço automotivo. “Desde a criação do IQA, o que nos motiva é a necessidade de orientar o setor a buscar a qualidade como excelência. Desenvolver esta certificação reafirma esse espírito”, diz Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php