IQA alerta para a necessidade de certificação do Arla 32

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) está alertando o mercado automotivo sobre a necessidade da certificação do Arla 32 (agente redutor líquido de NOx automotivo) pelo Inmetro. Utilizado nos motores diesel adaptados às normas de emissão Proconve P7 com o sistema SCR de redução catalítica, o Arla 32 somente pode ser comercializado no Brasil com o selo de conformidade do Inmetro, conforme a portaria nº 139 do instituto, de 21 de março de 2011.

De acordo com a portaria, a certificação vale tanto para o produto comercializado envasilhado ou a granel, e deve atender aos requisitos especificados na norma ISO 22241 (Partes 1 a 4). Assim, além do fabricante do produto, quem envasa o produto também deve realizar o procedimento de certificação. “Isso vale para importadores e empresas que compram o produto a granel e vendem com marca própria”, esclarece afirma Sergio Kina, gerente técnico do IQA.

No sistema SCR, além de utilizar óleo diesel com baixo teor de enxofre, o S-50 (50 partes por milhão – PPM), os veículos serão equipados com um tanque adicional para o Arla 32, que será injetado no sistema de escape para converter os gases nocivos (óxidos de nitrogênio – NOx) em vapor de água e nitrogênio.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php