Instrumentos de medição mais populares das oficinas

Saiba quais são e para o que servem cada um deles

Em uma oficina mecânica, indústria ou laboratório, os instrumentos de medição têm um papel importante, pois, são responsáveis por garantir que peças, equipamentos e processos estejam dentro das especificações corretas, além de garantirem a segurança dependendo da finalidade da peça aplicada.

A montagem de um motor cuja as folgas estejam fora dos padrões exigidos por falta de medição adequada, pode resultar em desempenho abaixo do esperado ou até a falha dos sistemas que compõe esse motor, podendo levá-lo a inutilização.

Usar instrumentos de medição, além de ser uma etapa técnica se torna um diferencial competitivo. Com o grande número de prestadores de serviço, a precisão nos serviços é um dos fatores que separam os profissionais no ramo automotivo. Aprender a utilizar corretamente os instrumentos citados abaixo é um dos passos para quem quer se destacar na área técnica.

Goniômetro

O goniômetro pode ser utilizado em diferentes aplicações como na área da saúde e na mecânica. Com fins para o setor automotivo, este instrumento de medição tem a função de medir o ângulo em peças mecânicas, além de ajudar no ajuste de peças.

Além de diferentes tipos e materiais para construção do componente, o goniômetro de precisão universal é constituído de um disco graduado, disco de vernier, articulador, fixador do articulador, régua, fixador da régua e esquadro.

É comum a utilização de goniômetros com transferidor de torque angular, geralmente usados em serviços que exigem o aperto do cabeçote do motor.

Manômetro

Utilizado para medição de pressão de fluidos, os manômetros automotivos são comuns para verificação de pressão nos pneus, pressão de óleo e pressão na linha de combustível.

A utilização deste instrumento de medição pode ajudar na identificação de problemas como vazamentos, bombas com defeito ou componentes danificados.

Seu uso é simples, basta escolher o manômetro adequado para o tipo de pressão que desejar medir, faça a conexão do equipamento com o sistema desejável e compare os valores obtidos com os informados pela fabricante do veículo.

Micrômetro

O micrômetro é um instrumento de medição voltado a aferição das dimensões de um objeto como a espessura, altura, largura, profundidade, com precisão na casa da milionésima parte do metro.

Seu funcionamento é feito a partir do movimento axial de um parafuso micrométrico de alta precisão, que se desloca dentro de uma rosca calibrada. O tambor, parte circular do instrumento onde se faz a leitura, é dividido em 50 partes iguais, permitindo medições com precisão que varia de 0,01 mm até 0,001 mm.

Devida a sua precisão, é um instrumento comum para produção de peças e até em retíficas de motores, para garantir a precisão do serviço executado nas peças.

Paquímetro

O paquímetro tem a finalidade de medir objetos pequenos, além da distância e espessuras entre dois lados opostos de um objeto, também pode medir a profundidade de furos e buracos.

Esse instrumento de medição é formado por encostos, orelhas, haste de profundidade, escala inferior (graduada em mm), escala superior (graduada em polegadas), nónio ou vernier inferior (mm), nónio ou vernier superior (polegada) e trava.

Relógio comparador

O relógio comparador pode ser analógico ou digital, é um instrumento que mede variações dimensionais por meio de uma haste com ponta de contato, cujo deslocamento é convertido em movimento do ponteiro por engrenagens e molas. Ele fornece medições indiretas, mas pode ser usado para medições diretas se calibrado com referências como blocos padrão.

Todos esses equipamentos de medição que ajudam a manter a precisão do serviço em sua oficina mecânica, retífica ou prestadora de serviços, podem ser adquiridos na Loja do Mecânico. Basta acessar este link e conferir os itens.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php