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Instalar os discos de freio requer cuidados, afirma Nakata

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Fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva, a Nakata faz recomendações para a correta instalação do discos dos freios. Segundo o departamento de qualidade e serviços da fabricante, antes da instalação do disco de freio em veículos, é importante que o mecânico siga algumas instruções para eu não haja folga na instalação.

O mecânico deve limpar as faces de contato entre o disco de freio e o cubo da roda com uma lixa de ferro ou escova de aço para remover qualquer sinal de oxidação ou rebarbas. O acúmulo de resíduos nesse local pode provocar vibrações ou pulsações no pedal durante a frenagem. Lave os discos com desengraxante para remover a película protetora. Não deixe a pinça de freio pendurada pelo flexível. Prenda-a com um gancho resistente para evitar danos no flexível.

Examine as pinças quanto a vazamento, o funcionamento dos êmbolos e o deslizamento dos pinos-guia. Se o mecânico identificar qualquer irregularidade, substitua os componentes. Sempre que trocar os discos, as pastilhas também devem ser substituídas. O aplicador da peça deve manter sempre as mãos limpas durante a instalação para não contaminar as pastilhas.

Outro detalhe é que o torque excessivo nos parafusos de roda pode provocar empenamento no conjunto cubo/disco/rolamento, podendo resultar em trepidações ou pulsações no pedal durante a frenagem, afirma a Nakata.

O empeno máximo do conjunto disco/cubo/rolamento na linha leve não deve ser superior a 0,10 mm. Se estiver acima dessa medida, remova o disco e coloque a ponta do relógio comparador na borda do cubo. Gire o cubo vagarosamente e faça a leitura. Se for maior que 0,04 mm, pode ser que o cubo esteja empenado ou os rolamentos com folga excessiva. Faça as substituições necessárias para a correção do problema antes de instalar os novos discos de freio.

Durante o processo de diagnóstico do freio, examine também o sistema de direção e suspensão. Folgas entre os componentes da direção e suspensão como os terminais axiais podem provocar vibrações ou golpes no volante durante frenagens, induzindo o reparador a um diagnóstico incorreto de disco empenado. Após a substituição das pastilhas e discos os freios, não devem ser solicitados bruscamente (exceto em emergências) durante os primeiros 400 km. Essa quilometragem é necessária para permitir o assentamento do material de atrito.

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