O gestor de uma oficina deve oferecer aos seus clientes um ambiente limpo, organizado e bem equipado aos seus funcionários, além das condições mínimas de conforto no trabalho para garantir a entrega de serviços de qualidade
Carolina Vilanova
Você gostaria de fazer as suas compras em um supermercado sujo, com embalagens violadas, prateleiras desorganizadas e empoeiradas, com paredes mal pintadas e cheias de mofo? Claro que não. E porque um motorista levaria seu veículo para fazer um reparo num ambiente assim?
Hoje em dia, por conta da tecnologia e, muito mais, por causa da exigência dos consumidores, as oficinas devem operar com um visual apresentável e agradável, além de oferecer as condições mínimas de trabalho para os seus funcionários, o que vai refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados no seu estabelecimento.
Na nona matéria da Qualidade em Série, mais uma vez com o apoio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), apresentamos as dicas de como conseguir e manter instalações ideais para o bem-estar do seu negócio. Recomendações para que o empresário olhe para a sua própria oficina com olhar de um cliente exigente, que busca um local limpo e de boa aparência com serviços de qualidade e o menor preço possível.
“Para o gestor, a preocupação com as instalações de sua oficina deve começar do lado de fora, ou seja, antes do cliente entrar. Atravesse a rua, olhe para frente da sua empresa e se pergunte: esse é um local de boa aparência, limpo e organizado? Como está a fachada? As placas de identificação, painéis, pintura, ou seja, todo o visual externo está apresentável e convidativo para potenciais clientes? “Lembre-se que essa pode ser a diferença entre o potencial cliente entrar ou não na sua empresa”, alerta José Palacio, auditor do IQA.
Ainda na calçada, observe se pode oferecer estacionamento para os seus visitantes, muito importante, principalmente, em locais muito movimentados. “Esse é o primeiro conforto que o gestor pode prover e, apesar de não ser um requisito obrigatório numa certificação, é muito desejável e faz a diferença”, diz.
Partindo para o interior do estabelecimento, uma grande preocupação é a recepção, onde é feito o primeiro contato com o cliente. É essencial ter uma sala de espera com TV, revistas e café; sanitários separados, identificados e limpos; uma mesa para atender os consumidores e preencher a papelada. Identificação na recepção, como onde é o caixa e o atendimento, tudo isso é importante. “Esse local é especial, precisa ser confortável e agradável, não necessariamente luxuoso, principalmente, dependendo do seu público”.
O empresário tem que ficar atento à estrutura do local e à sua manutenção. Desde o sistema elétrico, hidráulico, iluminação, ventilação, disposição dos equipamentos e pintura. “As instalações influem na segurança, na qualidade e na produtividade de uma oficina. Um item fundamental é a segurança identificada, que inclui esquemas elétricos, tomadas identificadas, extintor de incêndio desobstruído e aprovado pelo
Corpo de Bombeiros, piso sem relevos e daí por diante”, comenta.
Para começar, as condições ambientais em relação ao piso, iluminação, ventilação, organização e limpeza devem estar adequadas para a execução das atividades. “Isso ajuda inclusive na redução do consumo de energia, afinal, o ideal é usar luz e ventilação da maneira mais natural possível, além de utilizar tipo de lâmpada correto e uma boa distribuição de todo o esquema de iluminação seccionado por áreas de trabalho”, completa.
O piso da oficina tem que ser condizente com o uso, precisa ser nivelado para evitar acidentes. Além disso, o ideal é que seja pintado e bem sinalizado, pois isso também faz parte da segurança. É importante também pensar no escoamento correto da água, com ralos e canaletas.
“Aparência interna de um modo geral influencia na reputação de uma oficina, pintura de piso, paredes e forros oferece melhores condições de trabalho e ainda ajuda a reduzir o consumo de energia. Nem sempre é uma redução de custos direta, mas em termos de visual melhora muito, o que garante a visita de antigos e novos clientes”, observa o auditor.
Além disso, o gestor tem que prover o mínimo de conforto para seus trabalhadores, ventilação e iluminação adequada, equipamentos necessários e aferidos, essa combinação vais ser traduzida em mais produtividade e qualidade. “Também podemos padronizar as cores dos equipamentos, o que melhora o visual e, dependendo da escolha da cor, traz até um ar de tranqüilidade para o ambiente”.
Outra preocupação, talvez a maior delas, é a manutenção preventiva das suas instalações e de todos os aprimoramentos que foram realizados. Rede elétrica, equipamentos, ventilação e iluminação devem estar em boas condições e sempre devem ser checados para realização de manutenções. “Devemos eliminar o risco de acidentes, especialmente danos em equipamentos e em veículos”, complementa.
É obrigatório também prover banheiros decentes e limpos para os funcionários, e ainda vestiários com chuveiros. “É lógico que os mecânicos precisam também ser conscientizados para fazer uso desses benefícios com coletividade, educação e bom-senso”, comenta.
Depois de tomar esses cuidados, convide o seu cliente para visitar a parte operacional da oficina, onde consertam os carros. Afinal, manter um ambiente agradável e mostrar isso para os consumidores refletirá em mais fidelização de seus clientes, que sentirão mais credibilidade na sua empresa.
Palacio comenta que hoje em dia, as empresas estão bastante voltadas para a questão ambiental e seus gestores estão atentos em verificar itens como descarte de óleos e produtos não só por consciência, mas também porque a legislação está mais rígida. Toda essa preocupação fez com que o IQA, em parceria com o CESVI, desenvolvesse até uma certificação ambiental especialmente para oficinas mecânicas.
As dicas acima são requisitos auditados na certificação do IQA, que mostra o caminho para os empresários da reparação conquistarem a redução de custos através de gerenciamento de sistemas, investimento em melhores instalações e condições de trabalho para os funcionários e a oferta de serviços com mais qualidades, sem aumentar o custo para o cliente. “Não podemos esquecer que, cada vez mais o cliente quer bom atendimento, qualidade e garantia no trabalho e preço baixo”, finaliza Palacio.
|
Gostei muito da matéria. Me ajudou bastante. Vou aplicar essas dicas em minha oficina. Tenho certeza que irá me ajudar e aumentar a produtividade do nosso trabalho.
Olá!
Gostei muito dos benefícios.
Proporcionam economia, praticidade e melhor qualidade de vida.