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Instalação do pivô de suspensão exige avaliação da bandeja

Nakata juntas homocinéticas

Nakata lista alguns cuidados essenciais na manutenção e montagem do pivô de suspensão

 

A Nakata explica que o pivô de suspensão, também conhecido como pino esférico ou articulação, é responsável por conectar o chassi do carro a componentes como o telescópio e manga de eixos. Por isso, ao substituir o pivô de suspensão, a empresa alerta que é fundamental analisar o estado da bandeja, especialmente no alojamento.

“O alojamento não pode estar ovalizado, deformado ou alargado, pois estes defeitos comprometerão a montagem do pivô, podendo ocasionar barulho e até soltura da peça”, afirma Thaynan Bocchi, assistência técnica Nakata.

O especialista completa que, se a bandeja não estiver em boas condições e preparada para receber a instalação do pivô novo, será preciso substituir todo o conjunto.

Além disso, outro ponto importante é na hora da instalação: será necessário prensa hidráulica e diversos dispositivos para evitar não só a prensagem desalinhada, mas também que a carga seja aplicada na tampa do pivô. A Nakata lembra que o certo é aplicar a carga na aba da carcaça forjada. “Jamais use martelo, pois poderá danificar a tampa e o pivô”, explica Bocchi.

Por fim, é preciso ficar atento para não rasgar a coifa no início da montagem, devido a interferência com o alojamento na hora da prensagem. “Alguns casos mais críticos, a Nakata comercializa o pivô com a coifa desmontada, permitindo fazer a instalação sem danificá-la”, diz.

Desse modo, a empresa afirma que é possível prensar o pivô na bandeja tranquilamente e fixar o anel elástico no alojamento de modo que a peça fique travada. Depois, basta fazer a montagem da coifa e anéis. “A durabilidade do pivô depende especialmente do estado da coifa”, alerta Bocchi. A dica essencial para todo o procedimento é: o ambiente deve estar limpo para que a graxa não seja contaminada.

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