De acordo com a Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular em São Paulo, cerca de 45% dos veículos a diesel foram reprovados desde que a avaliação começou em maio deste ano. A maior parte dos veículos reprovados não passaram na inspeção visual, pois estavam com o sistema de exaustão danificado ou adaptado.
Segundo a empresa, o número de reprovações poderia ser bem menor se os motoristas observassem o nível de óleo no motor, se o filtro de ar está limpo, observar se há vazamentos aparentes e manter o lacre da bomba injetora intacto. A exigência da inspeção fará com que os motoristas tenham que manter a originalidade para serem aprovados na inspeção veicular. O fato é que a troca de peças por equipamentos originais garantem um melhor funcionamento mecânico do veículo e conseqüente economia para o proprietário do veículo.
– Dica da Mastra
Para Paulo César Zovico, gerente Comercial da Mastra, empresa que produz escapamento e catalisadores, os escapamentos da marca para linha pesada seguem os padrões preconizados pelas montadoras e utilizam o aço galvanizado, que possibilita uma melhor aparência e maior durabilidade ao produto. “Nossa experiência no atendimento direto às montadoras garante a originalidade das peças e um excelente gabarito, itens muito valorizados no mercado de reposição”.