A partir de 3 de abril de 2010, somente poderão ser fabricados ou importados catalisadores com requisitos avaliados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). A medida visa combater o comércio de peças falsificadas ou de baixa qualidade e entrar em acordo com o controle ambiental.
Através da portaria nº. 346, de 03 de outubro de 2008, o INMETRO estabeleceu critérios para o programa de avaliação da conformidade para conversores catalíticos destinados à reposição, com foco no meio ambiente.
“A utilização de produtos com conformidade avaliada e com garantia de procedência, garantem ao proprietário do veículo vantagens como manutenção das taxas de contra-pressão, economia de combustível e maior durabilidade do motor”, alerta o Gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto.
Os estoques remanescentes do varejo ainda poderão ser comercializados ao longo deste ano, mas a partir de 3 de abril de 2011, somente conversores catalíticos de acordo com a resolução do CONAMA 282 de 2001 terão permissão no comércio.