Inflação do Carro sofre alta de 2,48% no semestre

A Agência AutoInforme apurou que o custo para o motorista andar e manter o carro ficou 2,48% mais caro nos últimos seis meses desse ano. Trata-se do IMC – Índice de Manutenção do Carro, também conhecido como Inflação do Carro e é semelhante ao oficial do País, o IPC – Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fipe, que registra alta de 2,30% de janeiro até a terceira quadrissemana de junho.

Apesar da alta no semestre, esse é o melhor momento para o motorista fazer a manutenção do carro, pois em junho o IMC recuou 0,32%, a maior queda no ano, confirmando uma tendência de queda no índice nos meses de maio e junho, o que vem ocorrendo desde que a AutoInforme iniciou o estudo da Inflação do Carro, em 2003. Todo ano o preço do álcool cai a partir de maio, com o fim da entressafra. O preço da gasolina acompanha essa oscilação e como os combustíveis têm um peso grande na cesta de produtos e serviços da Inflação do Carro, influenciam diretamente na queda do índice nesses meses.

O álcool foi o item que mais caiu de preço em junho, cerca de 8,78%, seguido pela lavagem simples do carro, que ficou 4,05% mais barata. No lado oposto, o pneu subiu 3,91% em junho e no ano está em alta de 4,14%.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php