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Impactos ambientais e sociais são os maiores desafios para o futuro, aponta SKF

Empresa já promove ações para implementar tecnologias, produtos e processos sustentáveis para os próximos anos no Brasil e no mundo

por Felipe Salomão

Impactos ambientais e sociais são os maiores desafios para o futuro, aponta SKF
Fábrica da SKF em Cajamar – Foto: SKF/divulgação

Presente no Brasil desde janeiro de 1915, a SKF projeta um futuro totalmente oposto do passado, quando chegou por aqui, uma vez que já promove ações para implementar tecnologias, produtos e processos sustentáveis, de modo a criar soluções inteligentes e limpas. Segundo a companhia: “Sabemos que uma coisa é importante se for bom para o planeta e um amanhã melhor. Por isso, estamos preocupados com os impactos ambientais e sociais do que fazemos. Este é o nosso desafio”.

Os personagens que deram essa opinião foram Michel Vences, Diretor Comercial Aftermarket da América Latina, e Maurício Ribeiro, Gerente Comercial Aftermarket do Brasil, que recentemente assumiram cargos de liderança comercial para o aftermarket da empresa no país.

Impactos ambientais e sociais são os maiores desafios para o futuro, aponta SKF
Michel Vences – Foto: SKF

Os executivos também afirmaram para a Revista O Mecânico que o futuro do aftermarket brasileiro também é próspero. “O futuro é muito promissor. Para nós o aftermarket automotivo representa mais de 20% de nosso negócio. O envelhecimento da frota somadas às condições de tráfego, possibilitam perspectivas de crescimento das vendas bem interessantes. Além disso, as regiões e estados brasileiros possuem uma dinâmica e uma força própria. Isto faz com que cada região precise ser trabalhada de uma forma bem específica, trazendo oportunidades únicas”, disseram Vences e Ribeiro.

Nas próximas páginas, os executivos falam sobre como eles enxergam o futuro do aftermarket nacional e quais são os próximos passos da SKF no Brasil.

O Mecânico: Como a SKF enxerga a cadeia de negócios no mercado de aftermarket automotivo brasileiro?
Vences e Ribeiro: Um dos principais diferenciais da SKF no mercado de reposição é a capacidade da nossa Rede de Distribuidores Autorizados que contribuem para a presença da nossa marca em âmbito nacional. Atuar em um país de dimensões continentais como o Brasil é um verdadeiro desafio e entendemos que o sucesso do negócio está diretamente ligado a uma rede de parceiros que confiam e acreditam na força da nossa marca na ponta. Por isso, é primordial contar com parceiros conectados e alinhados à nossa estratégia de crescimento para juntos sermos cada vez mais bem-sucedidos no mercado.

O Mecânico: Com mais de 26 anos de experiência na SKF, como o Michel Vences enxerga o mercado de aftermarket nacional?
Michel Vences: O Brasil é muito importante para a SKF; primeiro, pelo poder da marca, líder em rolamentos e diversos outros produtos. Atuamos num país de dimensões continentais com uma grande frota circulante nacional. Vislumbramos oportunidades interessantes para melhorar o serviço do reparador com transferência de conhecimento e para o consumidor final oferecemos cada vez mais melhores produtos. Enxergamos que há diferenças culturais pela extensão territorial, mas há muitas oportunidades.

Impactos ambientais e sociais são os maiores desafios para o futuro, aponta SKF
Mauricio Ribeiro – Foto: SKF/Divulgação

O Mecânico: Com mais de 20 anos de experiência em liderança de vendas, como o Maurício Ribeiro enxerga o aftermarket automotivo brasileiro?
Maurício Ribeiro: O aftermarket automotivo brasileiro é bastante consolidado. O brasileiro é criativo em sua essência e essa característica cultural é o que nos diferencia para tornar o mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Vivenciamos um momento de constantes transformações no mercado, pois enquanto os fabricantes buscam inovações em seus produtos, a cadeia de negócios contribui para o melhor nível de serviço na ponta, seja via Distribuidor, Varejista ou Oficina, cada um com o seu diferencial. Essa união de forças garante produtos e serviços de excelência, pois quando trabalhamos em sintonia, os processos fluem melhor. Logo, o sucesso do mercado aliado ao nível de satisfação do cliente final é resultado do trabalho conjunto de todos os elos da cadeia de negócios.

O Mecânico: Michel Vences, como o senhor pretende conduzir a estratégia de crescimento da SKF no Brasil?
Michel Vences: Qualidade é um atributo fortemente ligado à SKF e manteremos as boas práticas que ajudaram a conquistar este prestígio da marca. Nosso foco será manter o ritmo de crescimento no desenvolvimento de novas linhas de produtos. Além de garantir o alto padrão de excelência dos produtos, estamos comprometidos em facilitar a vida de quem realiza a aplicação das nossas soluções, compartilhando conhecimento.

O Mecânico: Maurício, o senhor tem duas décadas de experiência em liderança de vendas, quais iniciativas irá tomar para reforçar o posicionamento da SKF no mercado brasileiro?
Maurício Ribeiro: Estamos trabalhando em quatro áreas principais: produto, promoção, serviço e marca. Primeiro, a melhora da oferta dos produtos e serviços oferecidos ao mercado. Segundo, o engajamento no estímulo da promoção de nossos produtos no varejo. Terceiro, foco em nossa rede de oficinas autorizadas SKF Center. Finalmente, posicionamento da marca no mercado por meio de uma proposta robusta de valor. Visamos com isto reforçar a oferta de nossos produtos e serviços ao mercado por meio de nossa rede de distribuidores e revendedores em todo território nacional.

O Mecânico: Vences, o senhor foi responsável pelo Kit Center na França, o que é considerado um sucesso, o que o senhor pretende trazer dessa experiência para esse novo cargo no Brasil?
Michel Vences: Na minha carreira dentro da SKF tive a oportunidade de trabalhar em uma série de atividades que envolveram qualidade, compras e, finalmente, o aftermarket. Aprendi princípios e valores e um deles é o altíssimo padrão de qualidade de nossos produtos somados a nossa agilidade e capacidade de atendimento, mesmo nas condições mais adversas. São princípios que aprendi na França e que os aplico em todas as minhas atividades. No Brasil, temos um time excelente que envolve logística, qualidade, fábrica e vendas, que já vivencia esses princípios e estamos buscando aprimorar cada dia mais.

O Mecânico: Maurício, como o senhor pretende alavancar os negócios da SKF nesse novo cargo?
Maurício Ribeiro: Temos cinco pilares. Produtos, pessoas, canais de venda, proposta de valor e política comercial. Em primeiro lugar, continuaremos com a expansão de produtos. Em segundo lugar, inteligência: estamos cruzando dados e tendo uma variedade de insights que nos permitirão ser cada vez mais assertivos em nossas iniciativas de lançamentos, promoção, marketing e venda. Em terceiro lugar, nossa equipe. Temos um time de pessoas com diferentes experiências, muito boas no que fazem. É um time do qual nos orgulhamos porque tem se demonstrado à altura da confiança nele depositada. Quarto, nossa proposta de valor envolve a marca SKF, com produtos, canais de venda e serviços, como treinamentos e atendimento de suporte. Mas, o importante: uma política comercial séria para cumprir com os mais altos requisitos globais de livre comércio e práticas de mercado justas. Buscaremos, assim, alavancar negócios que sejam bons para todos os nossos parceiros de canal, incluindo distribuidores, revendedores, implementadores e usuário final.

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