Sistema foi projetado para ir além de diminuir o incêndio e desenvolvido com materiais resistentes ao calor
Os incêndios em veículos elétricos são mais perigosos, em comparação com os veículos a combustão, porque a bateria de íons de lítio pode liberar calor, gases e líquidos inflamáveis. Além de serem difíceis de controlar e liberarem substâncias tóxicas, esses incêndios apresentam alto risco de recomeçar, especialmente em temperatura elevada ou se houver vazamento de materiais inflamáveis.
A Hyundai Mobis desenvolveu uma nova tecnologia capaz de combater um possível incêndio por meio da emissão de um agente extintor de incêndio, quando uma célula da bateria pega fogo. Essa é a primeira tecnologia que pode evitar o descontrole térmico, impedindo que o calor seja espalhado.
Os principais países da Europa, e também China e Índia, determinaram que o descontrole térmico seja interrompido por pelo menos cinco minutos após a faísca inicial da célula da bateria, enquanto alguns países estão reforçando suas regulamentações para evitar que a transferência térmica ocorra em primeiro lugar. Dessa forma, a expectativa é de que o conjunto do sistema de baterias (BSA) da Hyundai Mobis com recurso de combate a incêndio em nível de célula esteja em destaque como tecnologia de segurança.
O BSA desenvolvido pela Hyundai Mobis consiste em um sistema de gerenciamento de bateria (BMS), um hardware composto por um dispositivo de combate a incêndio e uma caixa de bateria, além da lógica de software que os controla.
Com base nos dados coletados em tempo real pelos sensores, ele analisa a temperatura e a tensão da bateria, bem como a pressão dentro do sistema da bateria, para determinar qualquer anormalidade. Em seguida, ele define o local onde o agente extintor será aplicado e comanda a operação do dispositivo de combate ao incêndio.
O sistema de bateria é equipado com um agente extintor de incêndio com capacidade cinco vezes maior que a de um extintor doméstico de 3,3 kg. A substância é composta por propriedades de resfriamento, isolamento e permeabilidade, além de ser inofensivo ao meio ambiente e ao corpo humano.
A Hyundai Mobis também solicitou três patentes nacionais e internacionais, incluindo uma caixa de bateria e um dispositivo de combate a incêndio. Elas também incluem tubulação para agentes extintores de incêndio e design que permite a aplicação de alta pressão.
Recentemente, a Hyundai Mobis também desenvolveu recentemente um novo material que evita o superaquecimento da bateria, a tecnologia “Pulsating Heat Pipe” (PHP), que reduz a temperatura interna da bateria que aumenta durante o carregamento rápido.
Até o momento, não há previsão para chegada dessas novas tecnologias nos veículos produzidos em território brasileiro.