Horse Powertrain apresenta novo extensor de autonomia Horse C15

O sistema, com formato semelhante ao de uma maleta, integra motor 1.5L de quatro cilindros, gerador, escapamento e sistema de arrefecimento

A Horse Powertrain apresentou durante a IAA Mobility 2025 o novo extensor de autonomia Horse C15, integrante da família X-Range. Desenvolvido para integrar-se a plataformas de veículos elétricos a bateria (BEV) com mínimas modificações estruturais, o C15 oferece uma solução compacta para veículos elétricos com extensor de autonomia (REEV).

O Horse C15 reúne em um único módulo um motor a combustão de 1,5 litro e quatro cilindros, um gerador elétrico, um inversor integrado e um sistema de arrefecimento otimizado. Suas dimensões, de apenas 500 x 550 x 275 mm na versão naturalmente aspirada, permitem instalação tanto na posição horizontal quanto vertical, podendo ser alocado no compartimento dianteiro ou traseiro do veículo.

Essa flexibilidade de montagem possibilita a aplicação do sistema em veículos dos segmentos B, C e D, além de veículos comerciais leves, sem comprometer o espaço útil ou exigir alterações significativas na arquitetura original da plataforma.

A versão naturalmente aspirada entrega até 70 kW (95 cv) de potência máxima, enquanto a configuração com turbocompressor, voltada para aplicações que demandam maior desempenho, pode alcançar até 120 kW (163 cv). O sistema é compatível com gasolina, etanol, metanol e combustíveis sintéticos, atendendo às normas de emissões Euro 7 (incluindo China 7 e SULEV20).

Diferentemente dos híbridos convencionais e híbridos plug-in, o motor a combustão do C15 não transmite torque diretamente às rodas. Ele atua exclusivamente como gerador de energia para a bateria de alta tensão, operando em uma faixa de rotação otimizada para máxima eficiência térmica e energética.

De acordo com a Horse, essa estratégia reduz o consumo específico de combustível, minimiza as emissões e melhora significativamente o comportamento em termos de ruído, vibração e aspereza (NVH). Ao mesmo tempo, permite que os fabricantes utilizem baterias de menor capacidade, diminuindo custos, peso e a pressão sobre a cadeia de suprimentos de minerais críticos, sem sacrificar a autonomia do veículo.

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