Câmbio será usado no Rafale e será compatível com veículos elétricos e a combustão
A Horse começou a produzir a nova transmissão DB49 para veículos híbridos plug-in na fábrica em Sevilha, na Espanha. O câmbio vai ser instalado a princípio no novo Renault Rafale híbrido plug-in, mas deve ser usado em futuros lançamentos da marca na Europa e América do Sul.
Segundo Patrice Haettel, Diretor Executivo da HORSE, a produção da DB49 representa um marco estratégico no ecossistema global de mobilidade. “Essa transmissão é fruto de uma inovação contínua, desenvolvida para atender às exigências do mercado global com soluções tecnológicas eficientes e responsáveis”, afirmou.
A DB49 é um modelo sem embreagem que conta com 15 marchas, torque máximo de 470 Nm e potência de pico de 35 kW. Ademais, a transmissão pesa somente 99kg e, também, conta com dois motores elétricos e é gerenciada pelo Power Electronics Box (PEB), sistema de eletrônica integrado da Horse produzido na fábrica de Aveiro, em Portugal. O PEB reduz o consumo de bateria por meio de hardware e software otimizados.
Vela destacar que a planta de Sevilha tem mais de 1.000 técnicos e engenheiros, sendo uma referência na produção de transmissões híbridas, produzindo mais de 32 milhões de unidades em 60 anos de atividade. Em 2024, foram fabricadas 666.670 transmissões, consolidando o papel estratégico da unidade na cadeia de valor da Horse.
A modernização da fábrica incluiu novas linhas de montagem e processos orientados a dados para otimizar a produção e o controle de qualidade. A instalação conta com um banco de testes avançado para análises acústicas, vibracionais e funcionais de componentes.