Horse começa produzir motor 1.2 litro do Duster na Romênia

Conjunto motriz de três cilindros foi desenvolvido para atender diversos produtos do Grupo Renault

A Horse, que é uma divisão de motores da Renault, começou a produzir o motor 1.2 litro para o Dacia Duster na fábrica de Mioveni, na Romênia. Segundo a empresa, o conjunto motriz chamado de HR12 de três cilindros foi desenvolvido para atender diversos produtos do Grupo Renault. Ao todo, a planta romena tem capacidade de produzir 450 mil motores por ano.

 

Já o complexo fabril da Horse em Valladolid, na Espanha, continuará a fabricar o propulsor para os modelos Renault Austral e Espace. Vale ressaltar que no Brasil a Horse produz o 1.6 SCe, que equipa o novo Kangoo, além do Sandero, Stepway, Logan, Duster e Oroch. Também fabricado no Brasil os propulsores 1.3 TCe de até 125, presente no Duster a Oroch, bem como o novo 1.0 TCe de 125 cv, que equipa o novo Kardian.

 

“Iniciamos a produção do motor HR12 na fábrica da Romênia com base na nossa montagem contínua do motor em Valladolid, na Espanha. Faz parte de uma estratégia global, que nos proporciona escala e competitividade sem precedentes, devido à nossa proximidade com os principais mercados. Este acordo de fabricação é uma boa notícia para a HORSE, para a fábrica de Mioveni e, sobretudo, para o mercado”, comemora Patrice Haettel, CEO da Horse.

 

Motor HR12

O motor HR12 1.2 litro tem três cilindros, 130 cv e torque de até 230 Nm. O conjunto motriz tem blocos de cilindros em alumínio e utiliza uma tecnologia de resfriadores de ar carregados com água. Também conta com sistema de recirculação de gases de escape, resfriados a baixa pressão. Por fim, esse motor conta com um layout de longo curso, que segundo a Horse confere mais economia de combustível.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php