Fabricante mostrou motores e câmbios focados em aplicações mais sustentáveis
A Horse Powertrain exibiu no Salão de Xangai 2025 sua linha de novos motores e transmissões como o conceito Future Hybrid Concept, sistema de propulsão híbrido modular que combina motor a combustão, motor elétrico e transmissão em um único conjunto. A proposta permite tornar veículos elétricos a bateria em veículos híbridos, funcionando como extensor de alcance e oferecendo tração integral.
Além do conceito, a Horse Powertrain exibiu oito novas soluções de propulsão voltados para veículos híbridos (EV), elétricos com autonomia estendida (REEV) e aplicações com combustíveis alternativos. Entre os destaques para extensores de alcance (REX) está o motor Gemini 1.0 litro de dois cilindros, com arquitetura horizontal oposta e ciclo Atkinson. Ele pesa apenas 91 kg e tem potência de 42 cv, sendo compatível com gasolina e misturas de metanol.
Outro modelo voltado para REX é o motor 1.0 litro de três cilindros turbo, produzido nas unidades da empresa em Curitiba, PR e Valladolid, Espanha, com potência de 120 cv e torque de 20,4 kgfm com gasolina, integrado a um gerador elétrico da WEG. Inclusive, a revista O Mecânico fez a desmontagem e montagem completa desse motor com passo a passo, que no mercado brasileiro desenvolve até 125 cv e 22,4 kgfm com etanol.
Desmontagem do motor HR10 da Horse
Na categoria híbrida, a empresa apresentou o motor 1.5 litro turbo de quatro cilindros com injeção direta, desenvolvido para aplicações híbridas e híbridas plug-in (PHEV), com potência de 156 cv e torque de 23 kgfm. Esse propulsor tem sistema de combustão de alta eficiência e componentes internos de baixo atrito.
No setor de câmbios, a fabricante apresentou a transmissão automática híbrida DHT4, projetada para uso em sistemas híbridos paralelos ou em série. Ela é fabricada em Sevilha, Espanha, e possui sistema de embreagem do tipo dog clutch, suportando até 30,6 kgfm e tem eficiência até 20% superior às transmissões automáticas convencionais. Outro sistema apresentado é a plataforma híbrida integrada e-Hybrid, composta por um motor 1.5 litro e a transmissão DHT160, com eficiência térmica de 46,5%.
Em combustíveis alternativos, a Horse apresentou dois motores 2.0 litros de quatro cilindros com injeção direta. O primeiro, voltado ao uso de metanol, entrega entre 177 e 204 cv de potência e até 38,2 kgfm de torque. Já a versão movida a hidrogênio alcança 145 cv de potência e 23,4 kgfm de torque.
Montagem do motor HR10 da Horse