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Honeywell mostra vantagem do turbo na redução de poluentes

O combate contra as emissões de dióxido de carbono (CO2) que provocam o efeito estufa e alterações climáticas será o foco da palestra Potência Verde, apresentada por Denis Jeckel, diretor de estratégia de plataformas de veículos de passageiros da Honeywell Turbo Technologies da Europa, no dia 14 de junho, na Câmara Americana de Comércio, em São Paulo.
Durante o encontro com representantes da indústria automobilística e de engenheiros da SAE, Jeckel mostrará a contribuição da turboalimentação para a indústria automobilística, as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela empresa e as tendências de utilização do sistema para a preservação ambiental.
De acordo com Jeckel, a turboalimentação foi uma das tecnologias que mais contribuiu para o meio ambiente e também para melhor desempenho e economia na utilização do automóvel. O executivo esclarece que em 1996 apenas 20% de carros vendidos na Europa tinham motor turboalimentado e que em 2005 essa participação elevou-se para mais de 50%. No mesmo período, a média de emissão de CO2 por veículo novo (gasolina e diesel) foi reduzida de 184 g/km para 159 g/km. Enquanto os carros com motores a gasolina baixaram as emissões de 181 g/km para 171 g/km, os movidos a diesel foram de 176 g/km para 156 g/km.
Entre as novas tecnologias, Jeckel mostrará a associação da injeção direta com o turbo, que permitirá intensificar o processo engine downsizing (adoção de motores menores), e os sistemas de geometria variável, duplo estágio, compressor variável, biturbo seqüencial, ball bearing e assistência elétrica.
Também abordará a adequação da turboalimentação aos novos combustíveis, como o biodiesel, bastante difundido em alguns países da Europa, e o etanol, já consolidado no Brasil. De acordo com Denis Jeckel, o propósito da Honeywell Turbo Technologies é trabalhar intensamente em seus centros de desenvolvimento para ajudar a indústria a superar os níveis de emissões exigidos pelas futuras normas Euro V e Euro VI.

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