Honeywell foca mercado de veículos personalizados

O turbo Garrett com tecnologia “Ball Bearing”, instalado num Nissan 300ZX “tunado”, foi a principal atração da Honeywell Turbo Technologies na Feira de Acessórios, realizada recentemente no Expo Center Norte, em São Paulo. A empresa explica que a tecnologia de mancais roletados está disponível para o consumidor brasileiro e amplia o desempenho do motor, além de reduzir a poluição ambiental.

O diretor-geral da Honeywell Turbo Technologies, José Rubens Vicari, informou que a turboalimentação tem papel fundamental no processo de adequação dos motores para atender aos rigores das regulamentações adotadas nos últimos dez anos visando a redução gradativa da emissão de poluentes na atmosfera. “Essa participação fez com que o mercado mundial de turbos crescesse 400% nos últimos dez anos e hoje a metade dos automóveis vendidos no mercado europeu são equipados com motores turboalimentados”, destacou o executivo.

Essa tendência também está sendo registrada no Brasil. “Temos estudos que demonstram esse desempenho firme e crescente e que pode ser explorado pela Honeywell, pois possuímos diversas soluções para oferecer ao mercado”, argumentou Vicari.

Vicari acrescentou que no Brasil, diferentemente da Europa, a turboalimentação ainda está mais difundida nos motores dos veículos comerciais. “Depois do êxito com o diesel, agora as montadoras européias voltam as suas atenções para os motores a gasolina com redução da capacidade cúbica. Juntamente com a injeção eletrônica, a aplicação do turbo proporciona as mesmas faixas de torque e de potência de propulsores maiores, libera espaço no compartimento do motor e ainda reduz a emissão de gases nocivos ao meio ambiente”, finalizou o executivo.

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