A Honeywell, fabricante dos turbos Garrett, celebra o fato de oito dos dez motores premiados na eleição do “Motor Internacional do Ano” serem turbinados. A 15ª edição do prêmio promovido pela revista Engine Technology International reuniu um júri de 87 jornalistas automotivos de 35 países que atribuíram seus votos com base nos critérios de dirigibilidade, desempenho, economia, refinamento e eficiência na aplicação de tecnologias avançadas de motores.
Para o diretor-geral da Honeywell Transportation Systems, José Rubens Vicari, essa ampla superioridade confirma a tendência de que o mundo automobilístico já vive a era do turbo para atender as legislações internacionais de preservação ambiental e obter maior eficiência energética. Falando especificamente do Brasil, o turbo será fator considerável para atingir as novas metas estabelecidas pelo recente programa Inovar-Auto do governo.
O diretor-geral da empresa ainda lembra que o turbo também estará de volta à Fórmula 1, a partir da próxima temporada, e revela que, em breve, haverá mais motores brasileiros turbinados. “Junto com as fábricas de automóveis, a Honeywell Turbo Technologies trabalha no desenvolvimento de turbos para motores brasileiros a gasolina, etanol e flex, com lançamentos que deverão ocorrer já em 2016”, declara Vicari.
Para o executivo, os fabricantes brasileiros de turbos até agora estiveram praticamente restritos ao segmento de motores a diesel, para veículos comerciais e máquinas agrícolas. “Com o programa Inovar-Auto, os turbos serão componentes importantes para os motores brasileiros, o que, inicialmente, irá triplicar o atual volume de produção em torno de 500 mil unidades/ano e colocar o Brasil no mesmo nível dos mercados internacionais”, estima José Rubens.
Lista completa dos motores premiados
“Motor Internacional do Ano” 2013
Motor do ano: Ford EcoBoost 1.0 3 cilindros (turbo)
Novo motor: Volkswagen 1.4 TSI (turbo)
Motor “Verde”: Fiat 0,875 cm3 2 cilindros (turbo)
Motor até 1.0: Ford EcoBoost 1.0 3 cilindros (turbo)
Motor de 1.0 a 1.4: Volkswagen 1.4 TSI Twincharger (turbo)
Motor 1.4 a 1.8: PSA/BMW 1.6 THP (turbo)
Motor 1.8 a 2.0: BMW 2.0 (biturbo)
Motor 2.0 a 2.5: Audi 2.5 5 cilindros (turbo)
Motor 2.5 a 3.0: Porsche 2.7 6 cilindros
Motor 3.0 a 4.0: McLaren 3.8 V8 (biturbo)
Motor de Performance: Ferrari 6.3 V12