A fabricante de turbos Garrett denominada Honeywell Turbo Technologies completou dez anos sem a ocorrência de acidentes com afastamento do trabalho, um recorde da empresa desde que se instalou no Brasil, em 1976. O último acidente que exigiu afastamento foi registrado em 17 de outubro de 1997, com o total de 355 dias.
Para Luiz Carlos de Oliveira, gerente de segurança da empresa, a marca resulta de um trabalho baseado na própria filosofia da companhia, que foi aperfeiçoado ao longo dos anos com a participação de todos os funcionários. Define que as honras desse recorde pertencem aos colaboradores que sempre prestigiaram o programa e dividiram a responsabilidade com os gerentes e supervisores das áreas de saúde e segurança. De acordo com o supervisor de segurança, Rogério Pedroso, o resultado alcançado está fundamentado na cultura da empresa, como a conscientização dos funcionários, equipamentos adequados, comunicação interna e procedimentos relativos à proteção. Pedroso salienta a preocupação de assegurar proteção aos operadores por intermédio de treinamento e de dispositivos nas máquinas e nos equipamentos para eliminar, na base, as possíveis fontes de risco e considera importante a comunicação por meio de quadros de avisos, reuniões, etc.
Entre os procedimentos, ele destaca os fundamentos de práticas como 6 Sigma, Kaizen, Manufatura Enxuta e DuPont 24/7, conjunto que resultou nas certificações ISO 14001 (relativa às ações em benefício do meio ambiente) e OHSAS 18001 (gestão de saúde e segurança no trabalho). A CIPA, com responsabilidade sobre a análise de riscos nas pessoas, alertas, investigações de ocorrências e de condições inseguras, constitui-se aliado relevante, por ser formada por um grupo bem diversificado, com representantes de todas as áreas da empresa.