Ao apresentar para o mercado brasileiro a terceira geração do importado CR-V no início do ano passado, a Honda Automóveis almejava formar uma base sólida no segmento de utilitários de uso urbano. Após 12 meses, a empresa alcançou a meta, devido comercializar 1,8 mil unidades, quase três vezes maior que o volume registrado em 2006.
Para ampliar ainda mais sua participação nesse segmento, a montadora traz para o Brasil o novo CR-V, que será comercializado em duas versões, o já conhecido EX 4WD, com novos itens e a nova denominação EXL com tração 4×2, ou o novo LX 2WD. O modelo será importado do México, que o isenta da taxa de importação em razão de um acordo comercial entre os dois países. Anteriormente, o modelo era trazido do Japão.
Independentemente da versão, o Honda CR-V conta motor 2.0l, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC, que desenvolve 150 cv de potência a 6.200 rpm e possui torque de 19,4 kgf.m a 4.200 rpm. A versão EXL 4WD, por exemplo, será lançada no Brasil com seis air-bags (frontal, lateral e cortina) e bancos de couro. Já o LX 2WD, que faz sua estréia em território nacional, tem alguns diferenciais em comparação com a concorrência, como a transmissão automática de 5 velocidades, potência máxima de 150 cv e o porta-malas com capacidade para 1.011 litros.
O modelo de 4,52 m de comprimento e altura de 1,68 m será comercializado nas cores Preto Nighthawk e Prata Global, possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e estará disponível a partir de março nas cores com preço sugerido de R$ 110.000,00 (EXL 4WD) e de R$ 94.500,00 (LX 2WD), com frete incluso (base Estado de S.Paulo).