Segundo a lista anual da CEEE (American Council for an Energy Efficient Economy), órgão independente e sem fins lucrativos dedicado à pesquisa do uso eficiente de energia, a Honda colocou novamente quatro de seus modelos entre os 12 automóveis considerados “ecologicamente corretos” de 2008. Desta maneira, como ocorreu nos dois últimos anos, o Honda Civic GX movido à gás natural foi eleito como o carro menos poluente de 2008. Honda Fit, Honda Civic e Honda Civic híbrido também fizeram parte da seleta lista.
Esse é o oitavo ano e o sétimo consecutivo que a marca detém a primeira colocação no prêmio oferecido pelo órgão. Os critérios para avaliação CEEE incluem análises como economia de combustível, impactos da poluição sobre a saúde e efeitos no aquecimento global, de acordo com os quais cada veículo recebe uma pontuação.
A montadora comenta que a terceira vitória seguida do Civic GX reflete o compromisso da marca em realizar pesquisas e estimular cada vez mais o uso de energias alternativas e ecologicamente eficientes em todo o mundo. Desde 2005, o modelo é comercializado com um sistema denominado PHILL, que permite o abastecimento em casa. Para isso, o equipamento utiliza a tubulação de gás que alimenta o fogão ou o sistema de calefação. Outro detalhe é que PHILL permite que o veículo seja abastecido na garagem de casa.
As alternativas ao consumidor foram ampliadas nos últimos anos com o lançamento do primeiro híbrido no mercado norte-americano, o Honda Insight, movido à gasolina e eletricidade, além do Honda Civic e do Honda Accord, também híbridos. Outro destaque é o inicio da comercialização do Honda FCX Clarity a célula de combustível (sistema que converte hidrogênio em eletricidade), para o primeiro semestre deste ano. O modelo terá uma escala limitada e atingirá inicialmente apenas o Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.
Legenda da imagem: Civic GX 2008