A Honda preparou várias novidades para mostrar no 77ª Salão do Automóvel de Genebra, que será realizado em março deste ano, na Suíça, com destaque para o modelo Small Hybrid Sports Concept (imagem ao lado), e a primeira exposição do modelo movido à célula de combustível FCX na Europa. Além desses veículos, estará presente a nova geração do motor diesel “limpo”, o Honda RA 107, que irá disputar o mundial de Fórmula 1, além de toda a linha de automóveis e acessórios da fábrica.
O Small Hybrid Sports Concept foi projetado com a intenção de baixo impacto ambiental e oferecer toda a agilidade de um esportivo compacto. O FCX tem agora uma bateria 20% menor e 30% mais leve que a anterior e atinge 570 km de autonomia e 160 km de velocidade máxima. A previsão é que esteja disponível ao consumidor em três anos.
De acordo com a montadora, o motor a diesel “limpo” é capaz de diminuir a emissão de poluentes próxima ao de um propulsor movido a gasolina. Esse equipamento inclui um conversor catalítico revolucionário, que pode reduzir o óxido de nitrogênio resultante da combustão a um nível que atende às exigências da EPA (Environmental Protection Agency ou agência de proteção ao ambiente).