Em cerimônia nesta terça-feira, 26/11, a Honda marcou o início da construção de sua segunda fábrica de automóveis no Brasil, localizada na cidade de Itirapina/SP, a 214 km da capital do Estado, na região de Rio Claro. A nova unidade estará a 100 km da fábrica de automóveis de Sumaré, e o início de suas operações está previsto para o segundo semestre de 2015. A Honda anunciou que a capacidade anual da planta será de 120 mil unidades, o que vai dobrar a produção anual da empresa no País para 240 mil carros/ano.

Inicialmente, a fábrica de Itirapina irá produzir o novo Fit, lançado recentemente no Japão, mas a montadora informou que pretende ampliar a produção de modelos compactos da mesma categoria do monovolume.
“O fato de ser, atualmente, o quarto maior mercado de automóveis do mundo faz do Brasil um dos países mais importantes para a Honda. Por isso, estamos reforçando a nossa capacidade de produção local. Aproveitando o futuro potencial da nova fábrica, que teve suas obras iniciadas hoje, continuaremos oferecendo uma ampla gama de produtos, cada vez mais atraentes e que devem superam as expectativas dos nossos clientes brasileiros”, diz o presidente e CEO da Honda Motor Co. Ltd., Takanobu Ito.
Outra obra importante da Honda no Brasil é o novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Automóveis em Sumaré, que entrará em operação no início de 2014 com o objetivo de aumentar os níveis de nacionalização e fortalecer o desenvolvimento de novos produtos que atendam as demandas específicas dos consumidores brasileiros.