O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe) anunciou os resultados dos testes de segurança para os novos Honda Fit, City e HR-V fabricados no Brasil. O destaque ficou para o Honda HR-V, que conquistou a classificação máxima no teste, com cinco estrelas em relação à proteção dos ocupantes adultos e também para proteção de crianças, no banco traseiro. Fit e City conquistaram também cinco estrelas para proteção de adultos, e quatro para crianças.
O impacto frontal é realizado com o veículo a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (contato com 40% da dianteira), simulando o tipo mais frequente de colisão em estradas, entre dois carros de massa similar, que resulta em lesões graves ou mortais. Nos testes, também é avaliada a segurança de crianças transportadas em assentos infantis no banco traseiro.
De acordo com o Latin NCAP, no teste de impacto frontal com o HR-V, as cabeças do motorista e do passageiro do banco dianteiro foram bem protegidas pelos airbags frontais. Ambos os cintos de segurança, equipados com pré-tensionadores e limitadores de carga, oferecem a proteção adequada para o tórax dos ocupantes. Na região dos joelhos, a estrutura do veículo não apresenta pontos críticos e a carroceria foi considerada estável, capaz de suportar carga adicional. O modelo também atende os requisitos do teste de impacto lateral. A pontuação do HR-V na proteção para adultos foi de 16,70 pontos em um máximo do 17,00.
No banco traseiro do HR-V, a fixação para assentos do tipo ISOFIX para crianças de 1 ano e 6 meses a 3 anos de idade foi capaz de prevenir um movimento excessivo para frente durante o impacto, oferecendo boa proteção para os dois dummies infantis durante os testes realizados. A pontuação do modelo neste quesito foi de 43,30 pontos em um máximo de 49,00.
Já o monovolume Fit e o sedã City, segundo a análise do órgão, apresentam carroceiras estáveis, capazes de suportar carga adicional, e atendem as exigências do teste de impacto lateral. Os airbags dianteiros protegem bem o motorista e passageiro, assim como os cintos de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de carga. O sistema de fixação para cadeirinhas infantis no banco traseiro conseguiu, assim como o HR-V, prevenir um movimento excessivo para frente durante o impacto, oferecendo boa proteção aos dois dummies que representam uma criança de 1 ano e 6 meses a 3 anos de idade.