A primeira edição do Prêmio Época de Mudanças Climáticas, realizada pela revista Época em parceria com a consultoria PriceWaterhouseCoopers, indica que a Moto Honda da Amazônia e a Honda Automóveis do Brasil estão entre as empresas líderes em controle das mudanças climáticas. O prêmio revelou 22 organizações que fazem um inventário de suas emissões e implementam estratégias para reduzi-las. A iniciativa tem como objetivo destacar as organizações mais conscientes e inspirar as demais a seguir seus exemplos.
A metodologia de avaliação, aplicada por meio de um questionário de 41 questões, estabeleceu uma pontuação para o esforço das empresas em medir suas emissões, o nível de transparência para o público e o plano de redução de emissões das empresas, levando em conta o envolvimento com a rede de fornecedores, divulgação de metas ou se trocam matérias-primas.
Na década de 70, a empresa entrou para a história da indústria automobilística ao fabricar o pioneiro motor de automóveis CVCC (Combustão Controlada por Vortex Composto), que reduzia a emissão de gases poluentes e adiantava os rígidos requisitos da Lei Clean Air Act, dos Estados Unidos, em 1975. Atualmente, além de criar o primeiro automóvel do mundo movido À célula combustível – o FCX Clarity, a Honda investe em outras tecnologias ambientais. Exemplo disso é a Honda Soltec Co. Ltd., subsidiária do Grupo, que se tornou referência internacional ao produzir células de energia solar para residências.