A edição deste ano do Salão do Automóvel de Paris, entre 4 e 19 de outubro, confirma o compromisso da Honda com o desenvolvimento de fontes alternativas de combustível, pois a montadora irá revelar o carro-conceito da nova geração do híbrido Honda Insight.
Primeiro híbrido da historia da indústria automotiva a ser comercializado, a empresa estima comercializar 200 mil unidades por ano. Para atingir esse objetivo, a empresa conseguiu a redução de custos em alguns componentes do sistema híbrido IMA (Integrated Motor Assist – Motor de Assistência Integrado), que utiliza como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes, auxiliado por outro elétrico.
Além disso, o novo Honda Insight apresentará algumas mudanças significativas. A começar pelo seu interior. Diferentemente da geração anterior, quando foi desenvolvido para apenas dois ocupantes, o híbrido da marca terá espaço para cinco lugares. O renovado design foi inspirado no FCX Clarity, carro da Honda movido à célula de combustível e que também estará em exposição no Salão de Paris.
O veículo já tem data para começar a ser vendido: primeiro semestre de 2009. Inicialmente, atingirá os mercados europeu, norte-americano e japonês. A fabricação ocorrerá na Unidade de Suzuka (Japão), onde também é produzido o Honda Civic híbrido.