Honda Automóveis otimiza produção de motores no Brasil

2814A Honda Automóveis inicia no Brasil a fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes de motores para agilizar a fabricação dos modelos nacionais New Civic e Honda Fit. Os processos para a fabricação desses propulsores eram realizados no Japão e passam a ser executados no recém-inaugurado setor Power Train, na Fábrica de Sumaré/SP, com investimentos de R$ 130 milhões. Todos os equipamentos adquiridos têm baixo consumo de energia e incluem sistemas para aproveitar a luz natural.

O programa ocorre no momento em que a montadora emplacou 10.747 unidades, volume que significa a melhor marca mensal em mais de dez anos de produção em território nacional. Essa consolidação e crescimento em vendas foram os principais motivos que determinaram a construção do setor Power Train. Pelo elevado valor de aporte financeiro, o projeto da área seria viável somente com um volume de produção sustentável e que beirasse 100 mil unidades anuais.

Segundo a empresa, o projeto irá reduzir os reflexos da variação cambial no custo do veículo, vai minimizar eventuais efeitos com o processo logístico, além de possibilitar resposta ainda mais rápida para eventuais melhorias na fabricação. Localizado numa área de 13.500 m², o setor tem capacidade para produzir 12.500 unidades mensais, em três turnos de trabalho e deverá aumentar em curto espaço de tempo. Para o segundo semestre de 2009, está prevista a instalação da segunda linha de blocos e cabeçotes e para isso suas instalações passam para 17.000 m² e a capacidade produtiva subirá para 16.300 mil unidades/mês. Essa expansão também se deve ao inicio das atividades da fábrica de automóveis da Argentina, em 2009.

2815– Participação com importado do México
A Honda Automóveis aumentou sua participação entre os utilitários esportivos por meio da comercialização do CR-V, importado do México. O modelo já atingiu a marca de mil unidades emplacadas em três meses de importação e no fechamento de maio cresceu na participação entre os utilitários urbanos, graças à aceitação da versão LX 2WD (4×2).

Em apenas três meses, foram emplacadas 1.002 unidades dessa versão. O crescimento das vendas do modelo de entrada da linha CR-V é constante. Em março, mês de lançamento no mercado nacional, 151 unidades foram emplacadas. No mês seguinte, outras 366 unidades. Em maio, sua melhor participação foram 485 unidades.

Esse número, somado às 748 unidades emplacadas da versão EXL (4×4) – que teve seu preço reduzido em comparação com o modelo comercializado em 2007-, deixam a empresa próxima de ultrapassar o total comercializado em todo o ano passado, volume que representou 1.864 unidades. Para 2008, a empresa planeja vender 9 mil unidades do Honda CR-V, sendo 6.500 unidades da versão LX 2WD.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php