Brasil reforça papel estratégico com o primeiro caminhão FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle) da América Latina e parcerias técnicas no país
A GWM Hydrogen powered by FTXT colocou em operação 500 novos caminhões a hidrogênio (FCEV) na cidade de Baoding, China, somando mais de 1.000 veículos em 2025 e 2.000 unidades em circulação no total.
A nova frota inclui 200 caminhões leves para transporte refrigerado e distribuição de alimentos e 300 caminhões pesados voltados à logística de carvão. O avanço mostra a viabilidade do hidrogênio como solução eficiente para o transporte de cargas em larga escala.
Segundo Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil, a expansão comprova a maturidade tecnológica da empresa e seu compromisso com a descarbonização do transporte.
O Brasil tem papel estratégico nessa jornada: foi o primeiro país da América Latina a receber um caminhão a célula a combustível da GWM, apresentado no Laboratório de Hidrogênio (LabH2) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.
A parceria entre GWM e IPT permitirá testes e estudos sobre segurança, desempenho e viabilidade do uso do hidrogênio em veículos pesados, fortalecendo a cadeia produtiva nacional e contribuindo para a meta de baixo carbono.
Com a expansão das frotas na China e o avanço dos projetos no Brasil, a GWM aposta na transição para uma mobilidade limpa e inteligente.