Guia: torque e sequência de aperto do cabeçote do Fiat Argo 1.0 Firefly

Guia: torque e sequência de aperto do cabeçote do Fiat Argo 1.0 Firefly
Guia: torque e sequência de aperto do cabeçote do Fiat Argo 1.0 Firefly

 

Motorização entrega 75 cv com 10,7 kgfm de torque com etanol e 71 cv com 10 kgfm de torque com gasolina

 

Após publicarmos o guia do esquema elétrico dos bicos injetores do Fiat Argo 1.0 Firefly, chegou a vez que falarmos do guia do torque e sequência de aperto do cabeçote dessa motorização.

Esse conjunto motriz entrega 75 cv com 10,7 kgfm de torque com etanol e 71 cv com 10 kgfm de torque com gasolina, sempre equipado com transmissão manual de cinco velocidades. Além disso, equipa outros modelos da Stellantis, como Peugeot 208 e Citroën C3, Fiat Cronos e Mobi.

O torque do cabeçote é de 15 Nm na primeira etapa, 30 Nm na segunda etapa, 90 graus na terceira etapa e 90 graus na quarta etapa. Já a polia do virabrequim tem torque de 20 Nm na primeira etapa e de 150 graus na segunda etapa. Por sua vez, a polia variável tem torque de 25 Nm na primeira etapa e de 40 graus na segunda etapa. O torque da tampa de válvula é de 16 Nm.

Em relação à capa biela, o torque é de 20 Nm na primeira etapa e de 40 graus na segunda etapa. Já a capa Mancal tem torque de 30 Nm na primeira etapa M10, 40 graus na segunda etapa M10 e 25 Nm no M8. O tensor da corrente de comando deve receber o torque de 9 Nm e o tensor da correia auxiliar tem que receber o torque de 25 Nm.

O Guia móvel da corrente tem torque de 20 Nm, já o guia fixo da corrente tem torque de 9 Nm. O sensor de detonação deve ser apertado com torque de 25 Nm e o cárter de óleo tem o torque de 9 Nm. O coletor de admissão tem torque de 15 Nm, enquanto a tampa frontal tem torque de 5 Nm na primeira etapa e de 9 Nm na segunda etapa. A capa comando de válvula tem torque de 10 Nm e, por fim, as velas têm torque de 12 Nm.

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